| 28/06/2008 14h42min
A China é a nova líder do Grand Prix 2008 de Vôlei Feminino. Sem muitos problemas, a equipe superou o Japão por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 29/27 e 25/22, e ultrapassou a Itália no ponto average, uma vez que as latinas tiveram muitos problemas para obter sua quinta vitória em cinco jogos pela competição: 3 sets a 2, com 21/25, 25/19, 19/25, 25/20 e 15/13, para cima de Cuba.
Para se manter invicta no evento e mostrar que segue firme rumo aos Jogos Olímpicos de Pequim, a China bateu o Japão neste sábado com dificuldades apenas no segundo set. Após uma primeira parcial bastante tranqüila, as chinesas se revezaram com as arqui-rivais na liderança do placar, mas acabaram levando a melhor.
Jogando em casa, a equipe comandada por Chen Zhonghe manteve o ritmo forte no último set e, aproveitando muitas bolas de contra-ataque, fechou o jogo, conseguindo, além da liderança do Grand Prix, a quinta vitória consecutiva.
Se perdeu a ponta devido aos
critérios de desempate, a Itália pelo
menos pôde comemorar por ter mantido o 100% de aproveitamento na competição. Agora donas da segunda colocação no geral, as européias venceram Cuba pela segunda vez e deixaram as latino-americanas apenas na sexta posição do torneio.
Com as vitórias obtidas neste sábado, China e Itália garantiram apenas mais um dia de invencibilidade no Grand Prix. Neste domingo, as duas equipes fazem choque de líderes em Hong Kong, enquanto Cuba e Japão também fazem confronto direto, este valendo pela recuperação.