| 09/06/2008 12h54min
Além de quebrar o recorde mundial dos 200m peito, o nadador japonês Kosuke Kitajima conseguiu outro feito neste domingo, durante a disputa do Aberto do Japão de Natação: ganhou o direito de escolher qual traje vai vestir nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Kitajima apareceu na competição vestindo uma camiseta com a frase “Eu sou o nadador”, na qual reivindicava o direito de escolher o seu equipamento em meio à guerra dos fabricantes de trajes de natação. Ele quer usar o LZR Racer, da Speedo, apesar da Federação Japonesa de Natação ser patrocinada pela Mizuno.
– Ele tem potencial para quebrar o recorde mundial, mas duvido que o alcançaria se não tivesse vestindo o LZR. Eles precisam deixá-lo usar o maiô que quiser – discursou o técnico de Kitajima, Norimasa Hirai.
O recorde mundial de Kitajima e o protesto levaram a Federação Japonesa a anunciar nesta segunda-feira a liberação para que os atletas possam escolher qual traje vestir durante a Olimpíada, apesar do acordo com a fábrica de material esportivo japonesa, que recentemente lançou um maiô para concorrer com o LZR Racer.
– Vamos dar aos nadadores a liberdade de escolher. Queremos dar o melhor para os nossos nadadores em Pequim – justificou o diretor-executivo da federação japonesa, Kazuo Sano.
Encerrada a polêmica, Kosuke Kitajima já deixou claro qual maiô vai vestir em Pequim: o traje da Speedo, utilizado na quebra de 38 recordes mundiais nos últimos três meses. A Mizuno, porém, não se dá por vencida e prometeu lançar um traje à altura do concorrente nos próximos dois meses.