| 16/04/2008 13h16min
Dono de oito medalhas olímpicas, o nadador norte-americano Michael Phelps reconheceu que os novos maiôs fabricados por seu patrocinador ajudam os nadadores a serem mais rápidos.
– Sem dúvida, ajudaram a baixar alguns centésimos – declarou Phelps em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, ressaltando que “sem trabalho duro eles não são o suficiente”.
Phelps, no entanto, não considera que se trate de um privilégio para poucos nadadores, pois segundo ele “o maiô está à disposição de qualquer um que quiser usá-lo”.
Feito de uma material que repele a água, o traje fabricado pela empresa Speedo tem sido apontado como um dos principais responsáveis pela quebra de vários recordes mundiais no início deste ano.
A Federação Internacional de
Natação (Fina) confirmou no sábado passado que os novos maiôs cumprem com todas as
normas da entidade e aprovou seu uso, inclusive nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Nadador quer superar desempenho de Atenas em Pequim
Questionado sobre a hipótese de um boicote aos Jogos de Pequim, em agosto, o nadador norte-americano se limitou a dizer que se trata de um evento magnífico:
– O mundo se reúne e existe a convivência na Vila Olímpica com atletas de outras culturas. Não saberia dizer outra coisa – declarou.
Quanto a seu estado físico e psicológico a menos de quatro meses da Olimpíada, Phelps disse que se sente “mais relaxado” do que quando competiu em Atenas, em 2004:
– Sei o que me espera em Pequim e como reagirei ao assédio da imprensa, aos esforços na piscina e à pressão – garantiu.
O técnico do nadador, Bob Bowman, afirmou que de lá pra dá Phelps tem “mais força física, responde bem a um programa (de competição) mais intenso e melhorou muito no nado peito”.
A relação definitiva das provas das quais o nadador participará nos Jogos de Pequim só será anunciada após as seletivas da natação dos Estados Unidos, marcadas para os dias 29 de junho a 6 de julho.
– Optaremos pelas especialidades nas quais sabemos que as chances de vencer são mais altas – encerrou Phelps.
EFE
Michael Phelps ganhou seis medalhas de ouro e duas de bronze em Atenas
Foto:
Charles Rex Arbogast, AP