| 11/04/2008 16h05min
Principais nomes da delegação brasileira que está disputando a etapa de Cottbus da Copa do Mundo de Ginástica, Jade Barbosa e Daiane dos Santos não decepcionaram na primeira competição que a equipe brasileira disputa no ano. Enquanto a gaúcha se classificou para a final do solo, Jade garantiu vaga em três aparelhos.
O melhor resultado do Brasil no dia veio com a carioca, que foi a segunda colocada na prova do salto, sua especialidade. Ela somou 14,850 na média de seus dois saltos, pouco menos que a veterana alemã Oksana Tschussowitina, que chegou aos 15,225.
No solo, Jade brilhou novamente e ficou à frente da experiente Daiane dos Santos, ao conseguir 14,350. Em sua primeira competição depois de ter feito uma artroscopia no pé direito no ano passado, a gaúcha somou 13,750, ficando com a última vaga na disputa da decisão. A melhor nota foi para a romena Sandra Izbasa, que cravou 15,000.
Na disputa das barras paralelas, Jade ficou com a
sexta posição, ao marcar 14,050. A liderança
foi para a chinesa Kexin He (16,800), seguida pela ucraninana Anastasiya Koval (15,425) e pela espanhola Lenika de Simone (14,150). Outra brasileira na prova, a novata Ana Claudia Silva ficou com a 15ª posição (13,275) e está eliminada.
Já os representantes masculinos do Brasil não tiveram bons resultados. Com Diego Hypolito se recuperando de uma cirurgia e de dengue, Victor Rosa e Luiz Augusto dos Anjos não conseguiram atingir a final de nenhum dos seis aparelhos disputados. O melhor resultado foi o de Victor Rosa no solo, ficando na 18ª colocação, com 14.125 pontos.
Na categoria feminina, a disputa por medalhas no salto e barras será neste sábado, ficando o domingo reservado ao solo e à trave. As finais masculinas de solo, argolas e cavalo com alças também serão disputadas no sábado. Já as decisões de salto, barra fixa e barras paralelas serão realizadas no domingo.
GAZETA PRESS