| 10/04/2008 12h40min
De olho nos Jogos Olímpicos de Pequim, a seleção brasileira de ginástica artística estréia nesta sexta na temporada 2008. Após meses de treinamento em Curitiba, os brasileiros voltarão a competir na etapa alemã de Cottbus da Copa do Mundo de Ginástica Artística.
O país será representado por cinco ginastas: Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Ana Claudia Silva, Victor Rosa e Luiz Augusto dos Anjos. Este último substituirá Diego Hypólito, que se recupera de uma artroscopia no joelho direito e nesta semana deixou o hospital onde esteve internado por causa da dengue.
Cada atleta poderá competir em até dois aparelhos, ainda não definidos. De acordo com a supervisora de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Eliane Martins, a competição servirá para dar ritmo de competição aos atletas. Por isso, não são esperados grandes resultados.
– Ainda é a primeira disputa do ano e sequer vimos como estão os outros atletas de diferentes países para sabermos o que podemos fazer. Mas o fato é que ninguém ainda está em plena forma – disse Eliane.
A técnica ainda ressaltou que Daiane dos Santos está plenamente recuperada dos problemas físicos pelo qual passou nos últimos meses. A gaúcha passou por uma artroscopia no pé direito no dia 29 de setembro e, desde então, não competiu mais. Por outro lado, procurou fortalecer sua forma com exercícios de pilates.
– Ela está ótima – destacou Eliane, que fez a mesma avaliação de Laís Souza, outra ginasta brasileiras que teve a temporada 2007 prejudicada por problemas físicos. – A Laís está treinando normalmente e está escalada para uma etapa no mês que vem, dentro do nosso sistema de rodízio de atletas – afirmou.
A delegação brasileira embarcou segunda-feira para Cottbus, cidade que traz boas recordações: o Brasil já ganhou quatro títulos em etapas da Copa do Mundo sediadas lá. Em 2002, Daniele Hypólito foi campeã na trave. Dois anos mais tarde, Daiane dos Santos foi suprema no solo, mesmo aparelho em que Diego Hypólito venceu em 2006. Em 2005, foi a vez de Laís Souza brilhar no salto.
GAZETA PRESS