| 15/03/2008 16h55min
A temporada de 2008 da Fórmula-1 começa com mudanças no regulamento e com mais um brasileiro na categoria: Nelsinho Piquet. Felipe Massa é o representante nacional que irá largar em melhor condição no Grande Prêmio da Austrália, no Circuito de Albert Park, em Melbourne, a partir da 1h30min deste domingo (horário de Brasília). O piloto da Ferrari sai em quarto lugar. Já Rubens Barrichello, da Honda, será o 10º no grid e o estreante Piquet, da Renault, o 21º. A RBSTV transmite a corrida ao vivo.
A pole position é de Lewis Hamilton, da McLaren, que cravou o melhor tempo de 1min26seg714 nos treinos deste sábado. Em segundo lugar, a surpresa do polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, seguido do finlandês Heikki Kovalainen (McLaren), de Felipe Massa (Ferrari), Nick Heidfeld, (também da BMW), Jarno Trulli (Toyota), Nico Rosberg (Williams), David Coulthard (RBR), Sebastian Vettel (STR) e Rubens Barrichello (Honda).
Rubinho comemorou o desempenho nos treinos deste sábado. Após a frustrante temporada de 2007, o brasileiro - que já correu 252 GPs em sua carreira e deve quebrar o recorde da história da Fórmula-1 em 2008 - elogiou a evolução de seu carro.
– O carro foi muito bem e é satisfatório ver o enorme progresso nas últimas semanas. Tive um bom começo de temporada e agora temos que nos focar para transformar essa performance em uma boa corrida no domingo – destacou.
Já Nelsinho lamentou o desempenho ruim e a estréia apenas na 21ª colocação. O filho do tricampeão Nelson Piquet revelou que foi atrapalhado por sua rodada no treino de sexta-feira, que atrasou toda sua programação para a corrida em Melbourne. Mas, sem contar esses contratempos, ele ficou surpreso com o ritmo de trabalho de uma corrida da categoria.
– É realmente difícil acertar o carro para o treino classificatório e considerar toda a estratégia para a corrida. Tudo acontece muito rapidamente em fins de semana de corridas. Você não tem muito tempo para pensar sobre as coisas, elas acontecem muito rapidamente. Esta é minha estréia e ainda estou me acostumando – disse Nelsinho.
Quarto colocado na temporada de 2007, Massa está confiante para a primeira corrida.
– Será uma prova muito difícil, principalmente por causa das altas temperaturas. Tudo pode acontecer e acho que vou brigar pelas primeiras posições – declarou o piloto da Ferrari.
Alonso e Raikkonen decepcionam
Se Nelsinho ficou chateado por largar em 21º seu companheiro de Renault também não tem motivos para comemorar. O espanhol Fernando Alonso obteve uma decepcionante 11ª colocação na classificação do GP da Austrália. O bicampeão enfrentou um problema com o diferencial de seu carro e não conseguiu passar para a última etapa da sessão, chamada de superpole.
O atual campeão Kimi Raikkonen foi outro que enfrentou dificuldades. O finlandês teve problemas nos minutos finais da primeira parte do treino classificatório e vai largar em 15ª. A bomba de combustível da Ferrari quebrou e ele se arrastou até os boxes. No entanto, seu carro parou no pit lane e ele teve de ser empurrado. Os comissários do GP da Austrália impediram sua volta à pista por causa desta ajuda, o que está previsto no regulamento.
Alterações no regulamento
A temporada de 2008 da Fórmula-1 promete mais emoção, graças às mudanças no regulamento. Uma das principais alterações é o fim do controle de tração. O sistema impedia que as rodas traseiras patinassem caso o piloto aplicasse muita força no acelerador. Na prática, isso significa que os pilotos estarão mais sujeitos a cometerem erros, e as derrapagens se tornarão mais freqüentes. O sistema que ajudava os pilotos na largada também está proibido.