| 29/02/2008 15h11min
A primeira seletiva sul-americana do ano para surfistas com até 20 anos, a Billabong Pro Junior, começa nesta sexta-feira em Pichilemu, no Chile. A água gelada vai exigir proteção extra dos atletas durante a competição, além de bom preparo físico para encarar as fortes remadas de volta após cada onda surfada.
Uma triagem só para chilenos vai definir os últimos participantes do primeiro Billabong Pro Junior dos três programados para este ano. Os outros serão nos meses de abril, em Torres (RS), e setembro, em Camburi (SP), quando serão definidos cinco dos seis integrantes do time sul-americano e a dupla feminina. O melhor surfista do continente no ranking do WQS 2008 é o último representante da América do Sul no Mundial Pro Junior da ASP na Austrália em janeiro.
Para esta sexta-feira estão agendados doze confrontos da primeira fase masculina e os dois da feminina. No sábado, entram os cabeças-de-chave e se disputa até as oitavas-de-final do masculino, com os campeões do desafio do Chile sendo definidos no domingo. As finais devem iniciar por volta das 12h30min, logo após a Gol Air Show, bateria especial reunindo vários surfistas que premia o melhor aéreo ou outra manobra dependendo das condições do mar.