| 27/02/2008 11h52min
Chamado circuito dos sonhos, a mítica onda de Mundaka, no País Basco, perdeu o direito de fazer parte do Circuito Mundial (WCT). Depois de perguntar a opinião de todos os surfistas, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) se reuniu e decidiu pelo cancelamento do campeonato. Com isso, o WCT 2008 terá dez etapas e apenas dois descartes. A ASP ainda não sabe se a etapa voltará a ser disputada em 2009, segundo informações do site GloboEsporte.com.
Um dos que apoiaram o cancelamento foi Kelly Slater, surfista que, em 2003, conseguiu lá sua terceira vitória na temporada depois de ter ficado fora das competições por três anos. Foi lá também que, em 2006, ele conquistou seu oitavo título do mundo. Taylor Knox, por exemplo, argumentou que as ondas de Bakio – pico alternativo – não teriam nível para receber uma etapa do “circuito dos sonhos”.
– Bakio não tem nível nem para WQS – disse.
Nos últimos dois anos, Mundaka não “acordou”. A onda que quebra sobre fundo de areia já tinha desaparecido antes. Em 2005, a etapa teve de ser cancelada porque os tubos não quebravam mais. Autoridades encomendaram estudos, mas o sumiço não foi explicado. Os surfistas locais acreditam que o fundo do estuário do rio foi dragado para permitir a passagem de navios.
O americano Bobby Martinez venceu a etapa de Mundaka pela última vez, ou melhor, nas duas últimas vezes. O melhor resultado de um brasileiro foi em 2002, quando Neco Padaratz perdeu na final para o havaiano Andy Irons, tricampeão mundial.