| 24/02/2008 15h24min
A seleção brasileira de judô teve mais um dia decepcionante em sua participação no Circuito Europeu de Judô. Um dia depois de Leandro Guilheiro e Tiago Camilo conquistarem medalhas de bronze na Supercopa do Mundo de Hamburgo, os cinco judocas brasileiros que competiram neste domingo ficaram longe do pódio, no último dia disputas na Alemanha..
Os melhores resultados foram obtidos por Walter Santos e Leonardo Santos, que terminaram na nona colocação no peso pesado e meio-pesado, respectivamente. O médio Eduardo Santos, a meio-pesado Edinanci Silva e a pesado Priscila Marques pararam em seus primeiros combates na repescagem.
Leonardo Santos perdeu para o holandês Elco Van Der Geest por yuko em sua primeira luta e foi para o torneio de consolação. Na primeiro combate venceu o romeno Daniel Brata por koka, mas acabou superado pelo grego Dionysis Iliadis por waza-ari no combate seguinte.
O pesado Walter venceu o islandês Thormodur Jonsson por ippon na luta de estréia, mas tomou três penalidades e foi derrotado pelo russo Maxim Bryanov na seqüência. Na repescagem, passou por Boldpurev Sugarjargal, da Mongólia, com ippon no Golden Score, mas caiu frente ao alemão Andreas Toelzer.
Eduardo fez três combates na etapa. Venceu o turco Burhan Kocan por ippon no primeiro combate, perdeu para o francês Yves Matthieu Dafreville por waza-ari no segundo e, na repescagem, foi superado por Batbayar Ariun Erdene, da Mongólia.
Principal esperança de pódio na rodada, o feminino decepcionou. Edinanci caiu na estréia para a chinesa Xia Liu e para a portuguesa Yahima Ramirez na repescagem. Priscila estreou vencendo a italiana Michela Torrenti por ippon, mas foi vencida pela bielo-russa Yuliya Barysik, também por ippon, no primeiro combate da repescagem.
Com o término das disputas em Hamburgo, a seleção brasileira se prepara para as Copas do Mundo de Praga, no masculino, e de Varsóvia, no feminino. As etapas do Circuito Europeu estão sendo utilizadas como seletivas para a definição dos titulares da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
GAZETA PRESS