| 04/12/2007 18h54min
O Brasil manteve a hegemonia do vôlei mundial em 2007. Em 51 competições oficiais, atletas vestindo verde e amarelo ganharam 56 medalhas, tanto nas quadras quanto nas areias. Destas, 31 são de ouro, 13 de prata e 12 de bronze. Além disso, o País fechou o ano em primeiro no ranking adulto da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), tanto no masculino quanto no feminino.
A equipe masculina manteve a liderança após a conquista do bicampeonato da Copa do Mundo e a classificação para os Jogos Olímpicos de 2008. A Rússia está na segunda colocação e os Estados Unidos, em terceiro. A equipe comandada por Bernardinho também conquistou o heptacampeonato da Liga Mundial e as medalhas de ouro dos Jogos Pan-Americanos e do Sul-Americano. Na Copa América, com uma seleção formada por novos jogadores, o Brasil ficou com a prata.
A Seleção feminina adulta subiu da terceira colocação para a primeira após a conquista da medalha de prata da Copa do Mundo, classificação que assegurou o time em Pequim. A segunda colocação é da Itália, seguida de Cuba. O time dirigido pelo técnico José Roberto Guimarães foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos e campeão sul-americano. As informações são do site Globoesporte.com.
Na base, as seleções juvenis masculina e femininas, respectivamente comandadas pelos técnicos Percy Oncken e Luizomar de Moura, conquistaram o título mundial. Na praia, Juliana e Larissa conquistaram o tricampeonato do Circuito Mundial, enquanto Ricardo e Emanuel sagraram-se pentacampeões. No Mundial Sub-21, Lili e Bárbara Seixas asseguraram o hexa da competição para o Brasil.
Time de Bernardinho comemora título da Copa do Mundo: Hegemonia em 2007
Foto:
Shizuo Kambayashi
/
AP