| 21/10/2007 15h32min
O piloto com menos chances garantiu o título da temporada 2007 da Fórmula-1. O finlandês Kimi Raikkonen venceu o Gande Prêmio do Brasil, neste domingo, e assegurou seu primeiro troféu da carreira na categoria. O brasileiro Felipe Massa, que fez o jogo da Ferrari e abriu espaço para o companheiro de equipe ultrapassá-lo, ficou em segundo lugar. O favorito Lewis Hamilton saiu da pista logo após a largada, teve problemas com sua McLaren e acabou na sétima posição. Já Alonso foi o terceiro colocado.
Com a vitória, Raikkonen foi a 110 pontos, um a mais que o bicampeão espanhol e o estreante inglês. O finlandês chegou à Fórmula-1 em 2001, na Sauber. Ele somou nove pontos naquela temporada, mas despertou a atenção da McLaren, que trouxe o piloto já no ano seguinte. Passou cinco anos na equipe, sendo vice-campeão em 2003 e 2005. Nesta temporada, Raikkonen sofreu nas primeiras provas com a Ferrari, mas se recuperou de forma sensacional nos GPs finais para levar a taça.
A corrida
Logo na largada, o Lewis Hamilton percebeu que teria dificuldades. Após bom início, ele acabou superado por Raikkonen ainda na reta dos boxes e Massa manteve a ponta. Na segunda perna do S do Senna, foi a vez de Alonso superar seu companheiro de equipe e assumir a terceira colocação. Na luta para recuperar o posto, o inglês perdeu o ponto de freada na curva do Lago, logo após a reta oposta, passou reto e retornou à pista em oitavo.
Porém o pior estava por vir. Na sétima volta, o inglês errou na mudança de marcha e o carro ficou lento. Sem velocidade, ele só não foi superado pelo finlandês Heikki Kovalainen e pelo inglês Anthony Davidson, que estavam uma volta atrás, e quando conseguiu recuperar o bom funcionamento do carro, era o 18º colocado.
A partir daí, o calouro da McLaren iniciou a corrida de recuperação e, nove voltas depois, já ocupava o 12º lugar. Neste momento, teve início a primeira parada nos boxes. A esperada troca de posições entre Massa e Raikkonen não aconteceu, e o brasileiro continuou na liderança. Em terceiro lugar, Alonso seguia com o título nas mãos e Hamilton fez uma rápida troca, abasteceu pouco e tentou recompensar com voltas rápidas.
Porém a nova tática não deu resultado e o inglês sofreu para ultrapassar os carros da Red Bull, Toyota e Williams. Enquanto isso na frente, o espanhol viu o tricampeonato escapar na 34ª volta, quando foi ultrapassado pelo polonês Robert Kubica no S do Senna. Assim, o campeão era Raikkonen, no momento em que a prova chegava à sua metade. Duas voltas depois, Hamilton parou nos boxes, quando era o nono lugar e retornou uma volta atrás dos líderes.
Na 38ª volta, o título foi novamente para o colo de Alonso, com a parada de Kubica nos boxes. Porém, a vitória do campeonato se confirmou para Raikkonen quando a aguardada troca de posições do piloto da Ferrari aconteceu, enfim, na 53ª volta, com o finlandês retornando na frente de Massa após sua segunda parada nos boxes.
Na prova, o alemão Nico Rosberg foi quarto colocado, logo a frente do polonês Robert Kubica e do alemão Nick Heidfeld. Atrás de Hamilton, o italiano Jarno Trulli completou a zona de pontuação, enquanto o brasileiro Rubens Barrichello abandonou na 42ª volta, com problema no motor.
GAZETA PRESS