| 21/09/2007 17h50min
Gabriela Leite, 15 anos, sagrou-se campeã da seletiva sul-americana para o Mundial Pro Junior, que será disputado em janeiro na Austrália. A catarinense conseguiu, nos minutos finais da bateria, uma virada sobre a paranaense Bruna Schmitz, que ficou em segundo. Na terceira colocação ficou a também catarinense Marina Werneck. Gabriela é natural de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina.
– Eu não conseguia pegar nenhuma onda e pensei que ia perder de w.o., mas depois achei uma boa e no finalzinho peguei outra e consegui virar, não esperava ganhar e estou muito feliz – , vibrou Gabriela Leite, a mais jovem entre as finalistas do Billabong Girls Pro Junior em Punta Rocas, no Peru.
A reação fulminante de Gabriela Leite acabou tirando uma vitória que parecia quase certa para a paranaense Bruna Schmitz, que confessou estar bastante cansada para poder dar o troco nos instantes finais da bateria.
– Eu não tinha mais forças para
chegar lá no fundo, estava esgotada e não
sei nem como voltei até lá depois da melhor onda que peguei.
A batalha final pelas duas vagas da categoria promete ser emocionante na decisão das seletivas sul-americanas, confirmada para os dias 12 a 14 de outubro na Praia de Camburi, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.
A categoria masculina classifica os cinco primeiros colocados e também foi iniciada na sexta-feira de ótimas ondas em Punta Rocas. O grande destaque das primeiras baterias foi o paulista Matheus Toledo, filho do ex-bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, de Ubatuba (SP).
Além da categoria feminina, o Billabong Pro Junior Series 2007 também foi iniciado nesta sexta com ondas de 1,5 a 2 metros de altura em Punta Rocas. A expectativa é de que o masculino seja encerrado em ondas ainda maiores, passando dos 3 metros no verdadeiro desafio para os melhores surfistas com até 20 anos de idade da América do Sul promovido pela Billabong em Punta Negra, no
Peru.
Catarinense de Barra do Su é a mais jovem do torneio
Foto:
James Thisted, divulgação
/
Billabong Pro Junior