| 17/09/2007 17h43min
Começa nesta sexta-feira, no Peru, o Billabong Pro Junior Series 2007. A primeira seletiva sul-americana será disputada nas ótimas ondas de Punta Rocas, em Punta Negra, distante 49 Km de Lima e 79 Km do Aeroporto Internacional Jorge Chávez na capital peruana.
Punta Rocas é uma onda em forma de pico sobre um fundo de pedra que geralmente quebra melhor para a direita. O tamanho pode variar de quatro e 12 pés (1,5 a 4,0 metros). A onda tem aproximadamente 300 metros de extensão, é forte, mas totalmente manobrável, prometendo um grande show dos melhores surfistas com até 21 anos de toda a América do Sul.
Além de selecionar os representantes do continente sul-americano para o Mundial Pro Junior da ASP, que será disputado nos primeiros dias do mês de janeiro de 2008, na Austrália, a categoria também será válida como uma etapa do Circuito Latino-Americano Sub-20 da ALAS – Associação Latino Americana de Surf.
A etapa feminina classifica duas surfistas que vão para o Mundial Pro Junior, enquanto a masculina leva os cinco primeiros colocados no ranking das duas seletivas. A outra etá marcada para São Sebastião, nos dias 12 a 14 de outubro na Praia de Camburi, no litoral norte de São Paulo.
Com a iniciativa inédita de promover uma das seletivas no Peru em 2006, pela primeira vez na história o time sul-americano no Mundial Pro Junior da Austrália não ficou formado somente formado por surfistas brasileiros.
O peruano Matias Mulanovich venceu o Billabong Pro Junior em casa e confirmou sua vaga, com a também peruana Anali Gomez tornando-se campeã sul-americana sub-20, apesar da derrota na grande final para a catarinense Marina Werneck.