| 20/09/2007 11h17min
Sob os auspícios dos deuses incas, a Praia de Punta Rocas, no Peru, abre amanhã a primeira etapa da seletiva sul-americana para o Mundial Sub-20 de Surfe. O Brasil terá um total de 65 representantes no Billabong Pro Junior, com destaque para a participação do cearense Pablo Paulino, campeão mundial em 2004.
Entre os atletas de Santa Catarina, nove homens e duas mulheres estarão em busca do título nos cilindros tubulares de até quatro metros de altura. Punta Rocas está localizada 50 quilômetros ao sul da capital Lima. Com ondas fortes, de aproximadamente 300 metros de extensão, a praia tem tradição em receber competições.
A etapa inaugural da seletiva ao Mundial encerra no domingo, quando os melhores surfistas sul-americanos de até 20 anos vão definir quem levará os US$ 7 mil (aproximadamente R$ 13 mil) para casa. Além de selecionar os representantes do continente sul-americano para o Mundial Pro Junior da ASP, nos primeiros dias do mês de janeiro do ano que vem, na Austrália, a categoria masculina do Billabong Pro Junior também é válida como etapa do Circuito Latino-Americano Sub-20.
A categoria feminina serve para apontar as duas atletas que vão ao Mundial Pro Junior, enquanto a masculina leva os cinco primeiros no ranking. A segunda e última etapa está marcada para o litoral norte de São Paulo, na Praia de Camburi, em São Sebastião, entre 12 e 14 de outubro.
Com a iniciativa de promover uma das seletivas no Peru, no ano passado, pela primeira vez na história o time sul-americano no Mundial Pro Junior da Austrália não foi formado apenas por surfistas brasileiros. O peruano Matias Mulanovich venceu o Billabong Pro Junior em casa e confirmou a vaga, como também sua conterrânea Anali Gomez, apesar da derrota na final para a catarinense Marina Werneck, no Peru.
OLAVO MORAES/DIÁRIO CATARINENSE