| 22/08/2007 15h56min
Enquanto a seleção brasileira masculina de basquete começa nesta quarta-feira a luta para voltar a disputar uma edição dos Jogos Olímpicos depois de uma ausência de 12 anos, quatro países já podem se gabar por estarem credenciados para tentar o ouro em Pequim-2008: China, Espanha, Austrália e Irã.
Donos da casa, os chineses possuíam vaga garantida, enquanto os espanhóis carimbaram o passaporte com a conquista do título mundial, no ano passado. A Austrália, por sua vez, conseguiu o lugar destinado à Oceania, enquanto os iranianos venceram o Pré-Olímpico da Ásia.
Sem sombra de dúvidas, a conquista do Irã é a mais surpreendente até agora. País com pouca tradição no basquete, a equipe do Oriente Médio fez excelente campanha entre as equipes asiáticas, mandando os favoritos Líbano e Coréia do Sul para a disputa do Pré-Olímpico Mundial, em julho de 2008. O Japão, por sua vez, sequer tem outra chance de se classificar.
Na decisão as eliminatórias da Ásia, realizada no início de agosto, o Irã bateu os experientes libaneses por 74 a 69. A Coréia do Sul, que não chegou a enfrentar os campeões no torneio, ficou com o terceiro lugar. Como já estava com vaga garantida, a temida China mandou um time fraco, sem o astro Yao Ming, para a competição e não foi páreo para os adversários.
GAZETA PRESS