| 21/08/2007 16h49min
A seleção brasileira masculina de basquete estréia nesta quarta no Torneio Pré-Olímpico, em Las Vegas, nos Estados Unidos, tentando acabar com uma longa espera por uma vaga nos Jogos Olímpicos. Desde as Olimpíadas de Atlanta 1996, o Brasil não se classifica para o evento. O primeiro adversário será o Canadá, a partir das 21h30min (de Brasília), com transmissão ao vivo pelos canais por assinatura Sportv, ESPN Brasil e Band Sports.
Para garantir presença em Pequim 2008, o grupo comandado pelo técnico Aluísio “Lula” Ferreira precisa chegar à final do torneio em Nevada. Caso não seja bem-sucedido, necessita ficar de terceiro a quinto lugar para ter direito à segunda e última chance de classificação no Pré-Olímpico mundial, em junho do ano que vem.
– Nunca tivemos um grupo tão forte quanto esse – destaca o armador Leandrinho Barbosa, que defende o Phoenix Suns na NBA e é uma das estrelas da atual geração.
Em Las Vegas, Lula optou por cortar o ala Marcus Tolego, que joga pelo Torragona, na Espanha, e manter o armador Nezinho. Assim, a seleção será composta pelos armadores Valtinho, Marcelinho Huertas e Nezinho, os alas-armadores Leandrinho e Alex Garcia, os alas Guilherme Giovannoni, Marquinhos e Marcelinho Machado e os alas-pivôs Tiago Splitter, Nenê, João Paulo Batista e Murilo.
A luta pela vaga olímpica fez Nenê, outro que joga na NBA, pelo Denver Nuggets, por fim às diferenças com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e retornar ao grupo após uma ausência de quatro anos. As únicas ausências devem ser Anderson Varejão e Rafael “Baby” Araújo, que estão sem contrato com seus times na NBA e não poderão atuar. Mesmo assim, Lula está otimista.
– Eles sabem que chegou a hora – disse o treinador, animado.
No Grupo B do torneio, o Brasil enfrentará os Estados Unidos, principais favoritos ao título, ainda na primeira fase. Os norte-americanos contam com algumas estrelas da NBA em seu elenco, como LeBron James, Carmelo Anthony, Jason Kidd e Kobe Bryant. Os norte-americanos estréiam nesta sexta contra a Venezuela. A seleção das Ilhas Virgens completa o grupo.