| 15/08/2007 20h39min
Começa nesta quinta-feira as regatas do Pré-Olímpico de Vela, que testará as condições da moderna e enorme marina de Quingdao, na China, e ainda das imprevisíveis condições climáticas que os velejadores enfrentarão nas cinco raias de regatas. Por conta disso a Equipe Brasileira e Bruno Fontes chegaram no dia nove, com uma semana de antecedência para realizar o reconhecimento da raia.
A competição esta mobilizando a cidade de Qingdao, que será a sede da vela, já que por questões geográficas a cidade sede dos Jogos Olímpicos de Pequim não poderá receber a vela. O evento teve inicio no dia 13 com uma abertura digna de uma grande competição levando uma multidão a cerimônia de abertura com direito a show pirotécnico, folclórico e muita tecnologia com duas horas de duração.
O povo chinês está realizando tudo com muita perfeição no que diz respeito à organização. O evento simula os Jogos Olímpicos, desde a chegada dos velejadores ao aeroporto, hospedagem, credenciamento, segurança e voluntariado. Tendo em vista ser uma prévia dos próximos Jogos Olímpicos de 2008 com 90% dos velejadores que participam este ano também estarão na China no próximo ano. Além de ser o mesmo formato das Olimpíadas, já que só um representante por país pode competir e ainda o mesmo número de regatas num total de 11 regatas sendo a última conhecida como Medal Race.
– Estou me sentindo em casa aqui na China. A comida, hotel, equipe e organização estão deixando o ambiente favorável. Isto tudo influencia no desempenho me deixando muito confiante sem nenhuma preocupação aqui no outro lado do mundo. Além dos treinamentos mostrarem que estou preparado e com uma excelente velocidade para este campeonato – destacou Bruno.
A competição acontecerá com 11 regatas, onde a 11ª primeira é a grande final conhecida como Medal Race.