| 02/07/2007 18h24min
Os representantes brasileiros da Vela iniciam nesta terça-feira a participação no Campeonato Mundial da modalidade, em Cascais, Portugal. A competição pode garantir ao Brasil várias vagas nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
O evento vai reunir 1.399 velejadores. A Grã-Bretanha terá o maior número de representantes (96). A expectativa é que 119 vagas para as Olimpíadas sejam conhecidas no Campeonato Mundial.
Um dos destaques brasileiros é Robert Scheidt, que irá participar da classe Star ao lado de Bruno Prada.
– Chegou a hora de competir no torneio mais importante do ano. Será fundamental conseguirmos uma boa média a cada dia. A raia é bem difícil, com ventos inconstantes – comentou o velejador, que está classificado para o Pan na classe Laser.
As regatas da Star devem ter as maiores emoções para os brasileiros. Afinal, Scheidt e Prada terão pela frente a concorrência de Torben Grael e Marcelo Ferreira, atuais campeões olímpicos da classe.
Entre as mulheres, a disputa que chama a atenção para o Brasil é na classe 470, com a presença de duas duplas que prometem uma disputa equilibrada pela vaga olímpica: Isabel Ficker/Laura Zanni e Fernanda Oliveira/Isabel Swan.
Dos classificados para o Pan, além de Robert Scheid, estarão presentes Adriana Kostiw (classe Laser Radial), Ricardo Winnick e Patrícia Castro (RS:X) e Alexandre Paradeda (470).
Veja todos os representantes brasileiros no Mundial:
Classe 470: Alexandre Paradeda/Jonathan Câmara (masculino); Isabel Ficker/Laura Zanni e Fernanda Oliveira/Isabel Swan (feminino).
49er: Cláudio André Cruz/Hector Concha e André Fonseca/Rodrigo Duarte
Finn: João Signorini
Laser: César Gomes Neto, Philip Wender, Eduardo Couto, Andreas Perdicaris, Carlos Fanucchi, Mateus Tavares e Bruno Fontes.
Laser Radial: Patrícia Gatti Raulino e Adriana Kostiw
RS:X: Paulo dos Reis e Ricardo Winnick (masculino); Patrícia Castro, Catarina Freitas e Carolina Borges (feminino)
Star: Torben Grael/Marcelo Ferreira, Robert Scheidt/Bruno Prada e Alan Adler/Ricardo Ermel.
Tornado: Luiz Adler/Lucas Brum, André Mirsky/Daniel Pontes e Bruno di Bernardi/Andre Harding
Yngling: Mariana Basilio, Marina Kienitz e Larissa Juk.
GAZETA PRESS