| 16/07/2007 13h24min
Encerrado o Mundial de Cascais de vela no final de semana, o Brasil assegurou seis vagas para as Olimpíadas de Pequim/2008. Por enquanto, três barcos a menos do que teve nas disputas de Atenas/2004. Entretanto, ainda haverá outras oportunidades para que este número seja ampliado.
Nas classes masculinas, além de classificação na Star e RS:X com Robert Scheid/Prada e Bimba, os brasileiros também garantiram vaga olímpica na Laser e Finn. Entre as mulheres, o Brasil garantiu presença na RS:X e 470. Ao contrário de Atenas-2004, o 49er, Tornado e 470 masculino ainda não têm participação verde-amarela garantida.
Integrante da delegação brasileira em Atenas, Fernanda Oliveira conquistou a classificação na 470, com o sétimo lugar em Cascais ao lado de Isabel Swan. Na RS:X feminina, Patrícia Castro terminou o Mundial apenas na 43ª colocação, mas qualificou o Brasil graças à limitação de um barco por país em cada classe nas Olimpíadas.
Na Finn, a vaga veio com o 23º lugar de João Signorini – outro remanescente da última edição das Olimpíadas – no Mundial. Na Laser, Bruno Fontes conseguiu manter a tradição conquistada por Robert Scheidt e colocar o Brasil nos Jogos com o 20º lugar em Cascais.
Apesar de os atletas terem conquistado a vaga para o Brasil, eles não tem presença garantida nas Olimpíadas de Pequim-2008. Um torneio pré-olímpico que será disputado em fevereiro definirá a tripulação dos barcos. A competição de vela na China sera disputada em Qingdao, entre os dias 9 e 21 de agosto.
GAZETA PRESS