| 03/07/2007 14h03min
A Vila Pan-Americana foi aberta oficialmente nesta terça-feira. O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, esteve no local, que já começa a receber a família pan-americana dez dias antes da abertura do Rio 2007. A Missão Brasileira já está alojada na Vila, preparando os últimos detalhes para a entrada dos atletas e demais membros da delegação do país-anfitrião.
As primeiras equipes brasileiras na Vila serão as de ginástica artística e saltos ornamentais, nesta quarta-feira. Os integrantes dos times de beisebol, futebol, hóquei sobre grama e remo entrarão na Vila no dia seguinte.
O prefeito elogiou a parte interna da Vila e disse que o local já está preparado para receber os atletas, embora nem todos os detalhes estejam prontos.
O Brasil ficará alojado nos prédios 15 (Santo Domingo), 16 (Cali) e 17 (Caracas), ocupando cem apartamentos. A delegação será composta por 659 atletas, sendo 373 homens e 286 mulheres, além de 297 oficiais, totalizando 956 membros. Esta é a maior delegação da história esportiva do Brasil. Até agora, o maior número era dos Jogos de Santo Domingo-2003, quando a delegação foi composta por 721 membros, sendo 479 atletas.
– Já verificamos todos os quartos e podemos dizer que os atletas brasileiros terão todo o conforto possível. Trabalhamos durante todo o fim de semana para preparar os escritórios da Missão, as áreas de convivência e o departamento médico que atenderá à delegação. Queremos que os atletas não se preocupem com nada além de competir – disse Marcus Vinícius Freire, chefe da Missão Brasileira.