| 02/07/2007 23h54min
A Vila Pan-Americana será inaugurada nesta terça no Rio de Janeiro. Entretanto, os operários ainda não concluíram as obras do local, que abrigará mais de 6,5 mil desportistas de 42 países que competirão entre os dias 13 e 29 de julho. O prazo final para a entrega do local é o final da próxima semana.
Dezenas de funcionários trabalham com ritmo alto para concluir detalhes arquitetônicos, pavimentar calçadas e ativar a rede de iluminação. O sistema de segurança não está completo, já que os detectores de metais instalados na entrada do complexo ainda não foram testados pelos técnicos especialistas. Apesar do atraso, o secretário-geral do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Roberto Osorio, se mostra tranqüilo.
– As obras da Prefeitura e de saneamento estão em fase de acabamento e ajustes. A parte principal do trabalho já foi concluída. Agora é apenas uma questão de ajuste e finalização – disse Osorio aos jornalistas.
Os 17 prédios com o total de 1.470 apartamentos foram construídos em um terreno de 420 mil metros quadrados. Os apartamentos, já decorados e mobiliados, terão camas sob medida para os atletas. Também haverá um restaurante aberto 24 horas com capacidade para atender 4 mil pessoas simultaneamente. Nas ruas rodeadas de gramado natural, poderão circular até 8 mil pessoas durante o período dos Jogos.
AGÊNCIA EFE