| 01/07/2007 18h44min
O nadador Fernando Scherer, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney e Atlanta e recordista de medalhas em um único Pan-Americano (quatro de ouro em Winnipeg) foi o grande destaque da abertura do Revezamento da Tocha Pan-americana, hoje, em Florianópolis.
Ele iniciou o percurso de 35 Km pelos principais pontos históricos e turísticos da cidade, conduzindo o fogo simbólico da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, entre as praias do Forte e Jurerê, a 25 Km do centro da cidade.
– Foi maravilhoso ter sido o primeiro condutor da Tocha Pan-americana a partir da Fortaleza, um dos lugares mais bonitos da cidade, e poder participar dos Jogos Rio 2007, mesmo sem competir – , disse ele.
Na Fortaleza, houve ainda a cerimônia de boas-vindas à Tocha Pan-americana na cidade, que contou com a participação de outro ídolo do esporte: Alessandro Rosa Vieira, o Falcão, do futsal, considerado o melhor jogador do mundo, de acordo com eleição promovida pela
Fifa. Falcão é também integrante da
Seleção Brasileira que disputará no Rio, pela primeira vez, os Jogos Pan-americanos.
Em Florianópolis, o jogador foi o Embaixador do Revezamento dos Jogos Rio 2007 e ainda exerceua função de Condutor, sendo o terceiro dos 83 nomes selecionados para carregar a Tocha Pan-americana.
Como representante dos RIO 2007, Falcão entregou a Tocha a outro ídolo e também Embaixador dos Jogos, Carlão, ex-campeão de vôlei e presidente da Fundação Municipal de Esportes.
– Foi para mim uma premiação muito grande poder participar do Revezamento, uma oportunidade de evidenciar que os Jogos Rio 2007 são uma festa de todo o Brasil e não apenas do Rio de Janeiro – , ressaltou Falcão.
Estrelas do vôlei, como Renan Dal Zotto, atacante da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles 1984 e três vezes medalhista em Jogos Pan-americanos (ouro na Venezuela, prata em Porto Rico e bronze em Indianápolis), também estiveram
presentes. Teco Padaratz, bicampeão mundial de
surfe, representou a modalidade masculina do esporte, enquanto Jacqueline Silva, detentora de diversos títulos internacionais, represenou o surfe feminino, ao lado de outro campeão mundial, Digiácomo Dias, do sandboard.
O Revezamento da Tocha Pan-americana contou ainda com a participação do timoneiro Jobel Furtado, que fez o percurso de barco pela Lagoa da Conceição, com oito remadores veteranos: Sady Berber, Odilon Martins, Waldomiro Silveira Filho, Luis Carlos de Melo, Valmir da Silva, Ivan Willain, Carlos Roberto Dutra e Andre Luiz Barachuy. Rafael Silva e Milton Carlos Della Giustina conduziram a Tocha Pan-americana de bicicleta.
Florianópolis foi a 32ª cidade da rota que termina dia 13 de julho, no Rio de Janeiro, com o início dos Jogos Rio 2007