| 03/07/2007 13h54min
Em meio a tantos elementos musicais brasileiros, criar uma canção que identifique o país sem cair no clichê é tarefa complicada. Coube a Alê Siqueira, diretor artístico musical das Cerimônias de Abertura e Encerramento do Rio 2007, missão semelhante a de um técnico de seleção: convocar cantores, compositores e instrumentistas para preparar a música-tema dos Jogos, apresentada nesta terça-feira. O samba exaltação “Viva essa energia”, de autoria de Arnaldo Antunes e Liminha, é interpretada pela cantora Ana Costa e conta com a bateria da escola de samba Beija-Flor.
Siqueira explica que tentou fugir do óbvio ao convidar o paulistano Antunes, pouco acostumado ao samba, para compor a letra cantada por uma intérprete criada no samba carioca, não muito conhecida do público.
– Poderia ter chamado um cara do samba para escrever a letra ou uma cantora que não fosse uma revelação. Mas eu queria um grande letrista, como o Arnaldo, que estranhou o convite, mas se sentiu desafiado e em uma semana nos apresentou a letra. Tínhamos que contemplar dois gêneros: samba exaltação com refrão de marchinha de carnaval. Também trabalhamos com a idéia de grito de torcidas. Tentamos driblar os riscos da música virar um mero jingle – afirmou.
Para Ana Costa, que canta no circuito do samba da Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, será uma oportunidade única se apresentar na Cerimônia de Abertura, dia 13 de julho, no Maracanã.
– Vai ser uma emoção grande cantar no palco do Frank Sinatra. Só agora a ficha está caindo.
A surpresa é um fator fundamental das cerimônias, mas Siqueira adiantou alguns detalhes do que será ouvido no dia 13. Além da participação da Orquestra Sinfônica Brasileira, cerca de 1,5 mil ritmistas se apresentarão. Diferente das tradicionais marchinhas, as delegações dos países entrarão ao som de um medley de 11 chorinhos clássicos, com roupagem de batucadas e batidas eletrônicas, tocado por músicos do quilate de Altamiro Carrilho e Yamadú Costa. Para a Cerimônia de Encerramento, dia 29 de julho, Siqueira está montando uma banda pan-americana com integrantes de vários países. Ele adiantou a participação da Spok Frevo Orquestra.
– O Pan é sediado no Rio, mas também é o Pan do Brasil. Por isso, teremos artistas de todo país. Para contemplarmos todos os ritmos brasileiros, teríamos que fazer uma cerimônia de encerramento no final de todos os dias – avalia Siqueira.
O CD com a trilha sonora do RIO 2007 estará disponível para venda a partir do dia 13, nas lojas e no Maracanã.