| 11/05/2007 23h37min
Janice Teixeira disputa neste final de semana a Copa Continental e sexta etapa do Circuito Brasileiro de Tiro Esportivo em Americana, interior de São Paulo. No entanto, a 63 dias do início do Pan-Americano do Rio de Janeiro, as duas competições ganharam contornos de treino de luxo à atiradora gaúcha especialista na categoria fossa olímpica. Seguindo a orientação do técnico da seleção brasileira, o italiano Carlo Danna, Janice fez modificações na espingarda Perazzi calibre 12 e agora corre contra o tempo e se adaptar ao novo formato da arma antes dos Jogos.
Para melhorar seu desempenho, Janice baixou a coronha da Perazzi e, consequentemente, reduziu o ângulo lateral da arma.
– Desta maneira me sinto mais próxima da mira e isso facilita muito na saída do prato – explica.
As alterações feitas há uma semana resultam justamente de um trabalho iniciado por Danna em sua primeira passagem pela seleção brasileira. Logo que chegou, instituiu uma dieta rígida aos atiradores. Janice, por exemplo, perdeu nove quilos.
– Essa perda de massa, obviamente, acarreta em algumas modificações no corpo. O rosto fica mais fino, por exemplo. A arma tem de acompanhar essas mudanças para que o atirador tenha um melhor desempenho. No início ela sente certa diferença. Depois verá que é melhor. Ela evoluiu muito e ainda pode crescer ainda mais. Janice e todos nós da seleção estamos muito estimulados com o Pan e isso faz com que trabalhemos pesado para alcançar o nosso melhor – afirma o técnico, que não poupa elogios a Janice.
Os números comprovam o que Danna diz. Em Americana desde o início da semana, Janice tem realizado treinos em formato de decisão – com apenas um cartucho – e acertado em média 21 pratos por série de 25. Se mantiver a marca, pode alcançar o terceiro título continental de sua carreira. No entanto, essa não é a prioridade.
– O momento agora é de se preparar para o Pan – diz Janice, que já conquistou bronze na Copa Continental de Santo Domingo, em março.