| 17/02/2007 18h02min
Em campo ruim e debaixo de chuva, o Inter ficou longe de apresentar uma atuação de luxo no Wolmar Salton neste sábado. Mesmo assim, a equipe bateu o Gaúcho por 1 a 0 e conquistou três pontos fundamentais para buscar a reação no Campeonato Gaúcho. Wellington marcou o gol do Colorado aos 16 minutos do segundo tempo.
Com a vitória, o time do Beira-Rio foi a oito pontos, mas permanece na sétima posição do Grupo 1. Já o Gaúcho segue na lanterna da chave, com apenas três.
O técnico Abel Braga fez mistério no ataque e optou por Léo ao lado de Wellington, este último em melhor atuação. Desde o começo da partida, o time da Capital não encontrou dificuldades para chegar à meta adversária. O Colorado criou a maioria das chances do primeiro tempo, mas pecou nas finalizações, como aos 17 minutos com Pinga. O meia recebeu grande lançamento de Perdigão na esquerda e, cara a cara com o goleiro Paulo Roberto, bateu em cima do camisa 1.
Apesar do erro, Pinga mostrou nesta tarde que vai brigar por um lugar no time na segunda fase da Libertadores. O jogador apresentou boa movimentação, principalmente na primeira etapa, criando grandes jogadas. Outro que ditou o ritmo do meio-campo foi Perdigão, servindo com precisão os homens de frente.
Já do lado adversário, a equipe do técnico Eugênio Silva teve sua melhor oportunidade em uma cobrança de falta de Paulinho aos três minutos. O meia mandou uma bomba, a bola ainda desviou em jogador do Gaúcho, e Renan fez excelente defesa. Fora isso, Serjão e Giba, na defesa, foram os destaques do time passofundense, que conseguiu encerrar os primeiros 45 minutos com o placar em 0 a 0 depois de várias oportunidades desperdiçadas pelo Inter.
Na segunda etapa, o zagueiro Wilson sentiu e deu lugar a Danny Moraes. Nos primeiros minutos, o time do planalto médio tentou se assanhar. Aos cinco minutos, em cobrança de escanteio, Marcelo Buda cabeceou para grande defesa de Renan. Só que nove minutos depois, o Gaúcho teve uma baixa: Leandro, que já tinha cartão amarelo, fez falta dura em Léo e foi expulso.
O Inter se aproveitou rapidamente da vantagem numérica em campo. Aos 16 minutos, Michel arrancou em velocidade pela direita e cruzou na medida para Wellington cabecear direto para o fundo das redes, fazendo 1 a 0.
Das arquibancadas, alguns torcedores exaltados jogaram chinelos para dentro do campo. Michel chegou a ser atingido por cerveja no rosto, atirada por um homem. Apesar desses problemas, a situação foi controlada pela arbitragem e polícia.
À frente no placar, o Colorado diminuiu o ritmo. Com a chuva e o gramado ruim, alguns jogadores cansaram, como Pinga, que deu lugar lugar a Roger. Léo foi sacado para a entrada de Mossoró, mas não houve alteração no escore. Aos 25 minutos, Diogo fez falta dura em William e levou o vermelho, igualando o número de homens em campo.
Mas o Gaúcho não tinha mais forças para tentar uma reação e o Colorado confirmou a vitória fora de casa, importantíssima para a busca da classificação à próxima fase do Estadual.
Ana Maria Acker
ana.acker@rbsonline.com.br