| 01/02/2007 17h03min
O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da sessão preparatória que está sendo realizada nesta tarde, iniciou a votação secreta para os 11 cargos da Mesa Diretora. Disputam a Presidência o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual presidente; o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo; e o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). Aos outros cargos da Mesa concorrem deputados indicados ou que apresentaram candidatura avulsa, mas que pertencem ao partido para o qual o cargo foi designado pela proporcionalidade.
À 1ª Vice-Presidência foi indicado o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG); à 2ª Vice-Presidência concorrem o indicado deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) e o deputado Damião Feliciano (PR-PB); à 1ª Secretaria concorrem o deputado indicado Wilson Santiago (PMDB-PB) e os avulsos Hermes Parcianello (PMDB-PR) e Osmar Serraglio (PMDB-PR); à 2ª Secretaria foi indicado o deputado Ciro Nogueira (PP-PI); à 3ª Secretaria o PMDB indicou o deputado Waldemir Moka (MS); e à 4ª Secretaria o PFL indicou o deputado José Carlos Machado (SE).
Os deputados que concorrem às quatro suplências são Alexandre Silveira (PPS-MG), Arnon Bezerra (PTB-CE), Deley (PSC-RJ), Manato (PDT-ES) e Maria do Carmo Lara (PT-MG).
Esta será a primeira eleição para a Mesa Diretora com o uso de um sistema eletrônico de votação e apuração. Para votar, os deputados terão acesso a nove urnas eletrônicas no plenário instaladas em cabines. A urna eletrônica segue o modelo adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Não há ordem pré-estabelecida. Para votar, o parlamentar deve se identificar por meio de seu código e da impressão digital. No painel eletrônico, o nome do deputado que já votou aparecerá em destaque.
A eleição para os 11 cargos ocorrerá no mesmo momento.