| 05/01/2007 18h24min
Começa neste sábado a prova off-road mais difícil do mundo: o Rali Lisboa-Dacar. A largada ocorrerá na cidade portuguesa, às 6h30min, no horário local, 4h30min de Brasília.
Esta será uma edição especial para os brasileiros. É a 20ª participação consecutiva da Equipe Petrobras/Lubrax, formada por Jean Azevedo (moto), Klever Kolberg e Eduardo Bampi (carro) e André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec (caminhão), além de toda uma equipe de apoio. Trata-se do único time que compete nas três categorias do Dacar.
Entre as motos, Jean Azevedo larga com o prestígio de quem já venceu uma etapa do Dakar em 2005. Pentacampeão do Rali dos Sertões e hexacampeão brasileiro de rali cross-country, ele pilota uma moto KTM e tem como adversários nada menos que 250 pilotos inscritos na categoria.
Na categoria carros, o piloto Klever Kolberg parte para seu vigésimo Rally Dakar, em parceria com o navegador Eduardo Bampi - que já disputou a prova no ano passado. Campeão da categoria Maratona em 1993, ele pilota um Mitsubishi Pajero Full
Finalmente, entre os caminhões, o trio formado por André Azevedo (piloto), Maykel Justo (navegador) e Mira Martinec (mecânico) é considerado pela própria organização como uma das tripulações favoritas ao título. A bordo de um caminhão Tatra fabricado na Rep. Tcheca, o time da Equipe Petrobras Lubrax conta com a experiência de André Azevedo em sua vigésima incursão pelo deserto.
Um dia antes da largada para o Rali Dacar, os competidores realizaram nesta sexta os últimos ajustes para a prova após terem superado as verificações técnicas e administrativas regulamentares.
No total, 231 motos, 14 quadricículos, 181 carros e 85 caminhões iniciarão a corrida, que termina no dia 21 à beira do Lago Rosa de Dacar, no Senegal, após 7.915 quilômetros percorridos, 4.309 deles cronometrados.
Apenas quatro carros dos 185 previstos inicialmente não foram inscritos na prova, por não terem se apresentado para as verificações ou por não conseguirem superá-las, informaram os organizadores.
EFE E DIVULGAÇÃO