| 04/01/2007 11h29min
Ainda não foi dada a largada, mas a disputado Rali Dacar 2007 já começou há muito tempo para os pilotos. A dupla brasileira Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan passaram esta quarta-feira fazendo uma rigorosa vistoria do Mitsubishi Pajero que pilotarão na prova.
O carro foi um dos primeiros a ser vistoriados pela equipe da disputa, que deu preferências às equipes portuguesas. A justificativa é que, como a largada será em Lisboa, os representantes internacionais teriam pouco tempo para análise de seus componentes quando chegasse. E como a equipe de apoio de Ximenes e Roldan é a portuguesa Red Line Off Road Team, os dois ganharam tempo nesta quarta.
– O Dacar é conhecido pela rigidez com que atua, e as vistorias técnicas e administrativas não fogem a esse estilo – garantiu Ximenes.
– Nosso carro entrou no pátio fechado às 8h30min da manhã; logo fomos atendidos e toda a parte técnica avaliada por eles. Depois seguimos para a parte administrativa que é realmente tão detalhada quando a técnica – explicou o piloto.
Mesmo estreando no rali mais perigoso do mundo, Riamburgo Ximenes comemorou a análise tranqüila, feita em duas fases. Inicialmente, a vistoria observa a segurança no interior do veículo, no qual todo o material deve estar enquadrado nas normas regulamentares da FIA. Garantida a integridade física dos pilotos, os organizadores ficam atentos à burocracia de passaportes, vistos, exames médicos, documentos e equipamentos pessoais.
– Cada item aprovado é um carimbo no cartão das vistorias. Para podermos sair da parte administrativa, por exemplo, é preciso que todos os carimbos estejam nos devidos itens, daí recebemos um carimbo final que aprova todos os anteriores – explicou Lourival co-piloto que participa do rali desde 2003.
Como complemento da vistoria, a organização observou equipamentos como o GPS, além fornecer detalhes como os adesivos obrigatórios da prova e o número oficial dos competidores. Ximenes e Roldan competem com o carro 397, devidamente isolado em parque fechado.
GAZETA PRESS