| 13/12/2006 15h06min
A ginasta Daiane dos Santos fez nesta quarta seu primeiro treinamento para a etapa final da Copa do Mundo, que será disputa neste domingo, em São Paulo. Ao som de “Isto aqui o que é”, de Ary Barroso, a gaúcha executou a coreografia quase completa. Ficou faltando apenas o movimento conhecido como Tsukahara, que pode ser incluído na apresentação.
– Não estou treinando com o Tsukahara ainda para pegar o tempo certinho. Este não é um elemento fácil e ainda preciso me acostumar com o aparelho porque o tempo é diferente quando está no chão – disse Daiane, explicando que os aparelhos foram montados sobre um pódio que separa o tablado do solo.
Confirmado pela ginasta para a apresentação deste final de semana, o Tsukahara ainda não está garantido, pelo menos pelo técnico ucraniano Oleg Ostapenko.
– Pode ser. Ela vai mostrar para mim – disse o treinador, erguendo as sombrancelhas. – Ela tem este elemento: mortal esticado com pirueta, o Tsukahara, e pode ser, mas garantido não é.
Segundo Daiane, o elemento foi incluído na coreografia apenas para mudar a diagonal da apresentação sem se preocupar com o novo sistema de pontos.
– A gente está preocupado é em não errar – garantiu.
Com ou sem novo elemento, a gaúcha é uma das principais esperanças de medalha para o país.
– Daiane pode lutar e ganhar uma medalha no solo. Se é ouro, prata, não sei – disse Ostapenko, que também aposta em pódio com Laís Souza, no salto, mas não arrisca palpite no masculino.
– No masculino, não sei. O Diego pode conseguir um ouro também.
Daniele Hypólito é a outra integrante do grupo na competição. Nesta quarta, apenas ela e Daiane treinaram pela manhã. Laís e Diego, que na noite de ontem participaram da premiação Atleta do Ano do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), treinam apenas à tarde. Laís acabou conquistando a premiação no feminino. No masculino, ganhou o jogador de vôlei Giba.
GAZETA PRESS