| 01/12/2006 18h25min
Alegando pouco tempo de recuperação para lesões após a forte disputa do Campeonato Mundial da Dinamarca, a seleção de ginástica dos Estados Unidos optou por não participar da final da Copa do Mundo da modalidade, que será disputada em São Paulo entre os dias 16 e 17 de dezembro.
De acordo com os dirigentes do país, seus atletas não estão em forma para a competição. É possível, porém, que o fato de os Estados Unidos terem negado o convite esteja diretamente relacionado ao desempenho no Mundial, no qual o país conquistou apenas quatro pratas e um bronze, resultado abaixo do esperado.
Por outro lado, os melhores ginastas do país realmente estão fora de seu melhor momento físico. Campeã norte-americana, Nastia Liukin, classificada para as barras paralelas e para o cavalo, ainda se recupera de uma contusão no tornozelo. Ex-campeã mundial individual geral, Chellsie Memmel sofre com o ombro direito, que machucou durante um treinamento e a deixou de fora do Mundial.
De acordo com a Federação Internacional de Ginástica, este não será o único desfalque para a competição, que será realizada no ginásio do Ibirapuera. A equipe feminina da Romênia e alguns atletas masculinos da China também não devem comparecer.
O Brasil vai com força total para a disputa, que leva em consideração os oito melhores ginastas em cada aparelho nos últimos dois anos, só perdendo em importância para as Olimpíadas e para o Mundial. O país será representado por Diego Hypólito, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito e Laís Silva.
GAZETA PRESS