| 30/08/2006 20h06min
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu hoje baixar a taxa de juros Selic em 0,5 ponto percentual, para 14,25% ao ano. O resultado surpreendeu analistas de mercado, que esperavam uma redução de 0,25 ponto percentual.
As duas últimas reuniões do Copom, em maio e em julho, também decidiram pela redução, porém de meio ponto percentual. A perspectiva da maioria dos economistas da iniciativa privada é de que os juros e caiam para 13% no final de 2007.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, vinha defendendo a continuidade da política de redução gradual da taxa básica de juros para que o país atinja a meta de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 4%. O ministro também apontou a necessidade de desonerar a produção com investimentos na área de infra-estrutura.
As reuniões do Copom eram mensais até o ano passado, mas o BC resolveu espaçá-las, a partir deste ano, para intervalos médios de 45 dias. Então, ao invés de 12 encontros do colegiado do BC, neste ano serão realizados apenas oito.