| 29/08/2006 10h26min
O Comitê de Política Monetária (Copom), formado pelo colegiado de diretores do Banco Central, inicia hoje a sexta reunião do ano com o objetivo de reduzir a taxa básica de juros (Selic), que está em 14,75% ao ano.
A expectativa geral é de que a taxa caia para 14,50%, de acordo com pesquisa que o BC divulgou ontem, depois de ouvir analistas de mercado sobre tendências dos principais indicadores da economia.
A primeira parte da reunião de dois dias começa depois das 15h, com a participação de todos os diretores do BC para ouvirem análises técnicas dos chefes de departamento e do gerente de Relacionamento com Investidores.
As exposições versam sobre controle da inflação, política monetária, setor externo, macroeconomia, política fiscal e demais aspectos que possam influir no processo de calibragem descendente da taxa de juros.
Mas, a definição mesmo de quanto será a redução dos juros só será anunciada no início da noite de amanhã, quando terminar a segunda parte da reunião, da qual participam só os nove dirigentes do BC (com direito a voto) e o chefe do Departamento de Política Econômica (sem voto).
Até o ano passado, as reuniões do Copom eram mensais, mas o BC resolveu espaçá-las, a partir deste ano, para intervalos médios de 45 dias. Então, ao invés de 12 encontros do colegiado, neste ano serão realizados apenas oito. Os analistas financeiros consultados pelo BC mantêm a expectativa de quedas gradativas da taxa básica de juros, de modo a chegar ao final do ano em 14%.
AGÊNCIA BRASIL