| 22/04/2002 13h25min
Nesta terça-feira, dia 23 de abril, o catarinense Gustavo Kuerten (à direita na foto) faz o último treino no Brasil antes do retorno ao circuito internacional. A movimentação ocorre na Academia Gemmitt, em Florianópolis. Logo após o bate-bola, Guga e o técnico Larri Passos concedem entrevista coletiva para a imprensa. A dupla embarca nesta quarta-feira para a Europa. Nas últimas três semanas, o tricampeão de Roland Garros treinou na academia de Larri em Camboriú.
Guga volta a competir depois de mais de dois meses longe das quadras – a última partida que disputou foi em 19 de fevereiro, na Copa AT&T, em Buenos Aires. Neste período, o catarinense se submeteu a uma artroscopia no quadril direito, se dedicando em seguida à fisioterapia de reabilitação e a treinamentos intensos.
O primeiro compromisso do rasileiro na Europa é o Torneio de Mallorca, na Espanha, que começa a ser disputado no dia 29 de abril. Em seguida, Guga joga o Masters Series de Roma e o Masters Series de Hamburgo. Depois, passa uma semana descansando e treinando para o ponto alto da temporada de saibro: o torneio de Roland Garros, em Paris, que tem início marcado para 27 de maio.
O ranking divulgado nesta segunda-feira, dia 22 de abril, pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), confirmou a queda de Gustavo Kuerten para a terceira posição no Sistema de Entradas – lista que considera apenas os melhores resultados obtidos nas últimas 52 semanas. O brasileiro foi ultrapassado pelo espanhol Juan Carlos Ferrero, campeão do Masters Series de Monte Carlos, no último final de semana, que somou 3025 pontos, contra 2775 de Guga – que defendia os pontos pela conquista do título em Monte Carlo no ano passado. A liderança continua com o australiano Lleyton Hewitt.