Conteúdo: unimedespacovida | 16/02/2010 15h48min
No campo emocional, desejo destacar a família como sendo um ponto de equilíbrio fundamental para a vida toda, pois nascemos de uma idéia de formação em torno de uma família, um clã, e, ao longo do processo de crecimento e amadurecimento, poderemos nos afastar ou nos aproximar destes conceitos. Obviamente, família necessita ser entendida como "aquilo que as pessoas entendem como sendo", ou seja, não necessariamente atreladas aos laços de sangue (pais, filhos, avós).
O mais importante são os papéis que cada um desempenhada e é percebido, e aceito como tal. O ciclo de vida na família, por exemplo, apresenta eventos significativos que podem compor uma transição que determinará o potencial assistencial ao final da vida de um idoso.
Segundo Brubaker, aspectos como o "ninho vazio" (independência dos filhos), "a aposentadoria", "a doença incapacitante que compromete a independência ou demanda institucionalização", e "a morte", caracterizam-se como eventos marcantes para tal. "As transições, portanto, nas famílias que têm idosos, ocorrem no momento em que os papéis e responsabilidades começam a se transferir entre as gerações, quando, por exemplo, os filhos percebem que os pais recorrem a eles para apoio emocional e outras formas de ajuda."
A aceitação desses novos papéis é complexa, pois, certamente, exercitamos e apreendemos ao longo do processo a sermos pais de nossos filhos (buscando esteio na figura de nossos pais), mas, como será possível, a partir de um certo momento, sermos pais de nossos próprios pais? O que se observa em relação a quem cuida de quem numa família tem relação com a compreensão da própria história de cada família e não há predeterminação.
Emocionalmente, temos intermináveis trocas no ambiente familiar e cabe buscarmos as melhores soluções para cada momento para que todos os elos sejam suficientemente fortes. A questão emocional trata-se de um processo de construção e, portanto, necessita ter alicerce e estrutura para que a cobertura esteja firme. Eventuais falhas em qualquer etapa anterior trará também reflexos na terceira idade.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.