Conteúdo: unimedespacovida | 05/01/2010 19h06min
Especialistas em trânsito afirmam que dirigir de modo defensivo evita a maior parte dos acidentes. A Condu, empresa voltada para treinamento específico em segurança de trânsito, reúne uma série de artigos e dicas em seu site. Veja abaixo algumas delas.
A segurança do motorista ao dirigir na chuva pode estar no conhecimento de dois aspectos: Aderência e Visibilidade.
Os primeiros pingos de chuva ou a garoa não formam volume de água suficiente para tirar da via poeira, óleo ou resíduos de borracha que se acumulam com o tráfego. Com isso a pista fica extremamente escorregadia, por isso nesse momento, diminua a velocidade e não use o freio bruscamente.
Com volume maior de chuva a velocidade reduzida diminui a chance do veículo aquaplanar. Acima de 50 km/h, os pneus podem não mais cortar a camada de água e o veículo se desgoverna podendo derrapar e o motorista perder totalmente o controle sobre ele.
Por isso, independentemente da quantidade de água na pista, diminua a velocidade e aumente a distância de outros veículos. Ultrapassagens mal feitas, aliadas a excesso de velocidade, patrocinam os acidentes mais graves e normalmente com vitimas fatais.
Para ultrapassar com segurança:
- Ultrapasse somente em locais onde isso seja permitido, em plenas condições de segurança e visibilidade;
- Ultrapassar somente pela esquerda;
- Antes de ultrapassar, não “colar” no veículo da frente para não perder o ângulo de visão;
- Certifique-se que há espaço suficiente para executar a manobra;
- Conferir, pelos retrovisores, a situação do tráfego atrás do seu veículo;
- Verificar os pontos cegos do seu veículo;
- Se houver alguém iniciando uma manobra de ultrapassagem, facilitar e aguardar um outro momento;
- Se todas as condições forem favoráveis, incluindo a potência suficiente para realizar a manobra, sinalizar com antecedência;
- Avise os outros condutores sobre sua intenção
utilizando sinal de luz ou breves toques na buzina;
- Para retornar à
faixa, conferir pelo retrovisor da direita até ver a frente do veículo ultrapassado;
- Jamais ultrapassar em curvas, túneis, viadutos, aclives, lombadas, cruzamentos e outros pontos que você não veja e seja visto.
É de responsabilidade do condutor toda a avaliação do estado em que se encontra o veículo, por isso ele deve fazer a manutenção periódica de todos os itens:
O combustível, as condições dos pneus, a sinalização luminosa principal (faróis, setas, lanternas, luz de freio), o sistema de suspensão, amortecedores e freios. Além disso, deve se preocupar com o limpador de pára-brisa, para não ser pego de surpresa durante a viagem.
Como praticante da Direção Defensiva, o motorista deve evitar o ofuscamento para os outros condutores sempre que estiver de frente com outro veículo, em vias de mão dupla, ou quando estiver atrás de algum outro veículo. Seja o primeiro a usar o farol baixo. Essa demonstração de boa vontade, em geral, leva os outros condutores a agirem também com boa vontade. Dessa maneira todos ganham.
Se o outro motorista não usar farol baixo, desvie o olhar para uma lateral da estrada. Olhe indiretamente para os faróis do carro que vêm em sentido contrário, assim o ofuscamento só atingirá 84% da visibilidade.
Veículos como caminhões, carretas, ônibus e veículos articulados, têm uma capacidade de manobra muito limitada quando comparada à e veículos menores. Todas as manobras, sem exceção, são mais difíceis de executar.
- As curvas que conseguem fazer tem raios maiores;
- O comportamento em curvas fechadas é sempre inseguro e a trajetória das rodas traseiras não segue a das dianteiras;
- O ponto cego desses veículos são muito maiores;
- Em frenagens, os veículos de grande porte precisam do dobro ou até o triplo da distância para parar.
O condutor desses veículos deve estar pronto para trabalhar com essas condições e, assim garantir uma Direção Defensiva, a partir do conhecimento dessas deficiências do veículo; Deve se especializar na condução segura do seu veículo e garantir a segurança também dos veículos menores que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro é de sua responsabilidade (Art.29).
Mais detalhes em www.condu.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.