| 20/09/2008 22h28min
O Criciúma teve boas chances de gol, mas não conseguiu vencer o Fortaleza no Estádio Castelão, na noite deste sábado. O time da casa venceu por 2 a 1, com gol contra de Cláudio Luiz aos 26 do primeiro tempo e Gaúcho, em cobrança de falta, aos 40 minutos da etapa inicial, em um lance que resultou na expulsão de Basílio. Jardel diminuiu a vantagem do Fortaleza aos 5 do segundo tempo.
A tabela
Com a vitória, o Fortaleza subiu duas posições e está na 17ª colocação da tabela, enquanto o Criciúma mantém o 13º lugar.
Primeiro tempo
O Fortaleza, mandante, jogava com pressa logo no início, enquanto o Criciúma crescia nos contra-ataques. Aos 6 minutos, Acerola recebeu o lançamento e arrancou pelas costas do zagueiro Preto. Ele ficou cara a cara com o goleiro e chutou, mas Tiago Cardoso defendeu.
Nos instantes seguintes, foram duas inacreditáveis bolas na trave pelo lado tricolor. Em seguida ao lance de Acerola, Patric mostrou o que aprendeu na seleção sub-19. Ele arrancou pela direita e mandou uma pancada, de fora da área. A bola bateu no ângulo direito de Tiago Cardoso.
Depois, aos 16, foi mais uma bola na trave. O meia Canindé ajeitou a bola com carinho, fora da área, próximo à meia-lua. Ele chutou alto e mandou um tiro direto para o gol, mas a bola bateu na parte alta do travessão.
Pressionando na velocidade e nos chutes de fora da área, o Criciúma teve outra chance aos 19 minutos. Luís Mário invadiu a área e deu um chute que explodiu em Tiago Cardoso e morreu por ali.
Se não marcou, levou. E a frase de impacto serviu ao Fortaleza, que aos 26 minutos da primeira etapa abriu o marcador. Medina fez uma enfiada de bola para Adailton, pela esquerda. Ele cruzou e Cláudio Luiz, na tentativa de tirar, acabou marcando gol contra, para a sua infelicidade e de toda a torcida criciumense.
Aos 33 minutos, Adailton ainda teve a chance de ampliar. O atacante do Fortaleza mergulhou de cabeça em um lançamento. A rede chegou a balançar pelo lado de fora e enganou a torcida.
Seis minutos depois, o Criciúma, como se não bastasse a falta de sorte nas finalizações e o azar do gol contra, perdeu Basílio. O volante fez falta em Bambam, na meia-lua, para impedir uma jogada perigosa. O juiz interpretou o carrinho como falta dura e expulsou o jogador do Tigre, que sequer tinha amarelo.
Aí ficou fácil. O zagueiro Gaúcho mandou uma bomba na cobrança de falta, a bola raspou no travessão de cima pelo lado de dentro e cravou no gol para ampliar o placar aos 40 da etapa inicial.
Etapa final
Logo aos cinco minutos de jogo, o lateral Patric fez mais uma excelente jogada. Desta vez ele surgiu pelo meio, passou por dois, invadiu a área e chutou cruzado. Jardel estava no lugar certo para completar e diminuir a vantagem do time da casa.
Mais uma vez o Tigre foi barrado na trave e perdeu a chance de sair do Ceará com um pontinho a mais. Acerola arrancou pela direita e mandou um tiro muito forte e certeiro da entrada da área e pela terceira vez a bola ficou na trave.
Com boas oportunidades de empate e muitos minutos pela frente, o Criciúma se garantiu na defesa. Um gigante surgiu e fechou o gol do Tigre.
Vinícius se sobressaiu em defesas incríveis, como aos 10 minutos da etapa final. Ele defendeu um pênalti — anotado por Coutinho em Flávio Medina — cobrado por Gaúcho, caindo no canto certo e dando nova motivação à torcida tricolor.
Depois, aos 30 minutos, ele venceu mais uma batalha contra o zagueiro Gaúcho, comandante do Fortaleza nas bolas paradas. O zagueiro mandou uma bomba para o gol pelo lado direito da intermediária e Vinícius espalmou. Aos 39, ainda tentando empurrar seu time para o empate, Vinícius tirou a bola dos pés de Rodrigo, que avançava sozinho pelo lado esquerdo da área para marcar.
Apesar de todo o esforço do goleiro reserva do Tigre, já que a vaga é de Zé Carlos, afastado por lesão, o Criciúma não contou com a sorte nem com a habilidade nas finalizações e saiu de Fortaleza derrotado.
Próxima rodada
Na próxima terça-feira, o Tigre recebe o Vila Nova às 19h30min. Já o Fortaleza joga em Natal (RN), contra o ABC, às 21h45min, no mesmo dia.
CLICRBS
Zagueiro Cláudio Luiz, ao centro da foto, marcou gol contra e abriu o marcador aos 26 do primeiro tempo
Foto:
Reproudção
/
PFC
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.