| 22/02/2008 06h23min
O salvador do Inter em Ijuí é um catarinense de 19 anos, tímido, que deixou o alojamento do Beira-Rio há apenas 10 meses para morar em um apartamento próprio na Avenida Padre Cacique. Guto precisou de 10 minutos para provar que um centroavante de ofício presente na área pode ser a diferença entre a vitória e a derrota em partidas complicadas do Gauchão.
Os 25 minutos contra o São Luiz na noite de quarta-feira foram a primeira participação de Augusto Pacheco Fraga em uma partida oficial pelo profissional. Ele esteve em campo nos primeiros 45 minutos do amistoso contra o Al Jazira, em Abu Dhabi, na pré-temporada — não marcou. Mal sabia que guardara o gol de estréia no grupo principal para um momento de necessidade do Inter.
Quando estava no banco de reservas, Guto recebeu uma orientação de Gil. O atacante pediu para o jovem se posicionar próximo à marca do pênalti, pois ele cruzaria a bola ali. Aos 30 minutos, lá estava Guto para cabecear. Na comemoração, ao invés
de correr para o
companheiro, guardou o abraço para o técnico Abel Braga.
— Ele me deu a chance de entrar. Fui lá agradecer — explicou.
Com 1m85cm, as cabeçadas são um dos melhores fundamentos de Guto. Mas ele garante possuir maior versatilidade. A exemplo do ídolo, agora companheiro, Fernandão, procura se movimentar bastante, caindo para os lados da área. É assim desde quando atuava em times amadores de Criciúma. A curiosidade: chamou a atenção de olheiros do Inter quando defendia o Esporte Clube Internacional de lá. Veio fazer um teste em 2002 na Capital e não voltou mais para Santa Catarina.
Destaque no Brasileirão sub-20, disputado em dezembro, Guto acha que o gol pode proporcionar novas oportunidades no restante da
temporada. Aos poucos, sem pressa, respeitando os mais velhos. Um bom exemplo são as
cobranças de falta. Com Alex, Bustos, Fernandão e, por vezes, Andrezinho, revezando-se no final dos treinos, Guto não as ensaia há alguns dias. Chegou a se apresentar contra o São Luiz, porém, cedeu a bola a Bustos. Coisa de menino acanhado, que está se soltando:
— Seguirei trabalhando firme e forte, sempre procurando o meu espaço.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.