| 09/02/2005 16h04min
O Consórcio Anti-Ferrugem, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, confirmou no final de janeiro a presença da ferrugem asiática da soja em lavoura comercial do município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.
Conforme monitoramento do Consórcio, já são 13 os Estados brasileiros em que foi identificada a presença do fungo causador da doença, com um total de 335 municípios atingidos. Os Estados afetados são Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia e Bahia.
A doença foi identificada na Bahia por intermédio de amostras de soja que encontravam-se no final da floração (tecnicamente conhecidos por estádios R2 e R3), pelo Centro de Diagnóstico de Ferrugem/SOS Soja (Bayer), e confirmada pela Fundação Bahia, credenciada ao Consórcio.
A tendência é que a ocorrência da ferrugem asiática comece a aumentar nas lavouras em função das chuvas freqüentes nessa época do ano na maioria das regiões brasileiras.
As informações são do site da Embrapa.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.