| 01/02/2005 16h00min
A Embrapa Trigo, localizada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, confirmou no final de janeiro a ocorrência de ferrugem da soja em uma área do município de Pontão, no planalto gaúcho. Este é o primeiro foco em lavoura comercial identificado no Estado pelo Consórcio Antiferrugem, uma rede de alerta nacional que monitora a doença em todo o país. Outros focos em lavoura comercial foram identificados nos dias seguintes em Frederico Westphalen e em Não-Me-Toque.
Conforme a pesquisadora da Embrapa Trigo Leila Costamilan, a lavoura de Pontão foi semeada no mês de outubro e encontra-se no início do enchimento de grãos.
– Pela análise da amostra é possível afirmar que a doença encontra-se em fase inicial de desenvolvimento, e os sintomas observados correspondem às primeiras pústulas de ferrugem.
Segundo ela, o tratamento com fungicida realizado nessa fase controla efetivamente a doença durante o período que durar o efeito residual do produto (que pode variar entre duas e três semanas).
A constatação de ferrugem na região serve de alerta para a intensificação de monitoramento nas lavouras em fase de florescimento ou mais adiantadas – geralmente semeadas na segunda quinzena de outubro de 2004 – já que essas fases são mais favoráveis ao desenvolvimento da doença em lavouras do Rio Grande do Sul. Assim que forem observados os primeiros sintomas, a pesquisa recomenda realizar, o mais breve possível, o controle através de fungicidas indicados.
A Embrapa Soja mantém informações atualizadas sobre a ocorrência da ferrugem da soja em todo o Brasil no site www.cnpso.embrapa.br/alerta.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.