clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 03/02/2013 08h51min

Quartel da Polícia Militar no Centro de São Francisco do Sul é alvo de ataque

Garagem onde ficavam as viaturas foi atingida por coquetel-molotov

Mariana Pereira  |  mariana.pereira@an.com.br

A sede da Polícia Militar, no Centro de São Francisco do Sul, foi alvo de um ataque na madrugada deste domingo. De acordo com uma testemunha, duas motos em alta velocidade passaram pela rua Aldo Possamai, nos fundos da base policial, e teriam arremessado um objeto para dentro da garagem onde ficam as viaturas. 

A polícia foi acionada por uma moradora, e confirmou que o objeto era um coquetel-molotov.

De acordo com informações da Polícia Militar de São Francisco do Sul, o fogo foi rapidamente controlado pelos próprios policiais, que usaram extintores de incêndios dos carros.

Duas viaturas foram danificadas. Uma delas teve o para-choque queimado, e outra teve a porta parcialmente queimada. Ninguém se feriu.

Confira abaixo os detalhes de cada ocorrência no Estado entre as 20 horas de sexta-feira e 9 horas de domingo, em lista divulgada pela Polícia Militar:

Domingo, 3 de fevereiro - 3h30 -
 SÃO FRANCISCO DO SUL - A sede da Polícia Militar, no Centro da cidade, foi alvo de um ataque. De acordo com uma testemunha, suspeitos em duas motos, teriam arremessado um coquetel-molotov para dentro da garagem onde ficam as viaturas. O fogo foi rapidamente controlado pelos próprios policiais, que usaram extintores de incêndios dos carros. Duas viaturas foram danificadas. Uma delas teve o para-choque queimado, e outra teve a porta parcialmente queimada. Ninguém se feriu.

Domingo, 3 de fevereiro - 3h30 - JOINVILLE - Enquanto a Polícia Militar realizava uma ação que resultou na morte de um homem e na prisão de outro, na rua Copacabana, no bairro Floresta, policiais civis do Centro de Operações Especiais (Cope) de Florianópolis detinham outros dois suspeitos em uma noto, no bairro Petrópolis. De acordo com informações da Polícia Civil, eles teriam tentado fugir de policiais e acabaram caíndo de moto. Os dois homens tiveram apenas ferimentos leves e foram levados para a Central de Polícia para prestar esclarecimentos.

Domingo, 3 de fevereiro - 3h30 - JOINVILLE - Um suspeito foi detido e outro foi morto durante uma troca de tiros com a polícia na madrugada deste domingo, no bairro Floresta. A polícia suspeita que o alvo dos suspeitos, que estavam armados, poderia ser um policial militar que estava de folga e afirma ter sido perseguido.

Domingo, 3 de fevereiro - 2 horas - JOINVILLE - Uma base da Polícia Militar no bairro Aventureiro foi alvo de um atentado. De acordo com a PM, pelo menos quatro disparos foram efetuados em frente à base policial por volta das 2 horas da madrugada deste domingo. No momento do ataque, quatro policiais estavam de serviço, no local, mas niguém se feriu. Eles afirmam terem vistos dois homens armados, passarem em uma moto no momento do atentado.

Domingo, 3 de fevereiro - 1h30 - ARAQUARI - A Subprefeitura, que fica anexa a uma base da Polícia Militar, foi alvo de um ataque. De acordo com a polícia, dois homens em uma moto teriam realizado o atentado. O local estava vazio no momento da ação e ninguém se feriu. Móveis e equipamentos eletrônicos foram queimados, e estima-se que documentos tenham sido destruídos.

Sábado, 2 de fevereiro - 22h- JOINVILLE - Um ônibus do transporte coletivo, da empresa Verdes Mares, foi incendiado. O motorista foi detido por dois suspeitos, em uma motocicleta, no ponto final da linha que atende ao bairro Paulas. O princípio de incêndio foi controlado pelos próprios policiais. Ninguém se feriu.


Sábado, 2 de fevereiro - 6h20 - JOINVILLE - Um ônibus foi incendiado no bairro Ulysses Guimarães, em Joinville. Quatro homens, todos armados e um encapuzado provocaram o incêndio. Não houve vítimas.

Sexta-feira, 1º de fevereiro – 13h54 – FLORIANÓPOLIS – A Guarnição ao assumir serviço na Base da Polícia Militar na Praia Brava, percebeu que havia um coquetel molotov queimado dentro da referida base, sendo que apenas foram constatados danos na parede. Suspeita-se que tal fato tenha ocorrido durante a madrugada. Por volta das 17h00, foi abordado um veículo na Praia Brava, os quais os ocupantes eram três homens e uma mulher, que portavam uma garrafa com dois litros com gasolina. Os homens tinham passagens e foram encaminhados para a 7ª Delegacia de Polícia.

Sexta-feira, 1º de fevereiro – 18 horas – CAMBORIÚ - Em 01/02/2013, por volta das 18h, na Estrada Geral do Braço, interior de Camboriú, homens estariam efetuando disparos de arma de fogo no pátio de uma residência. Ao efetuar a abordagem nos sete suspeitos, as guarnições encontraram duas pistolas, uma no calibre 9mm de fabricação Turca com três munições intactas e cinco deflagradas, além de outra pistola no calibre .40 com silenciador, nove munições intactas e cinco deflagradas. Após buscas na residência, as guarnições encontraram uma quantia em dinheiro de pesos uruguaios, um macaco hidráulico, usado para suspender carga, quatro alavancas de aço e um galão contendo cerca de 3 litros de combustível (gasolina). Não souberam explicar o uso e a procedência deste material. Os envolvidos tinham várias passagens.

Sexta-feira, 1º de fevereiro – 19 horas – FLORIANÓPOLIS – Na Avenida Epitácio Bittencourt, s/nº, Praia Brava, a guarnição da Polícia Militar avistou um automóvel Ford/Fiesta em atitude suspeita, próximo a base da PM. Na tentativa de abordagem o condutor tentou fugir e logo depois parou. No interior do veículo, encontravam-se quatro maiores, sendo uma mulher e um adolescente. Foi encontrado também, dois litros de gasolina em garrafa pet, um saco de estopa, R$ 1.643,00 em espécie, alguns celulares, e certa quantidade de maconha. Foi feito flagrante dos maiores e o adolescente foi encaminhado para a 6ª Delegacia de Polícia.

Sexta-feira, 1º de fevereiro – 21 horas – ITAJAÍ – No Bairro Fazenda um homem a pé ateou fogo em um caminhão guincho (particular) quando estava estacionado em via pública. Não houve feridos e nem prisão.

Sexta-feira, 1º de fevereiro – 21 horas – JOINVILLE – Na Rua Vicente de Leoporace, Bairro Fátima, três homens ordenaram para que o transporte coletivo fosse parado. Um homem ficou na rua fazendo a segurança e dois entraram no interior do mesmo, ordenaram para que os passageiros saíssem e atearam o fogo. Não houve feridos e nem prisão.

Sexta-feira, 1º de fevereiro – 21h20 – CRICIÚMA - No Bairro Progresso, foi incendiado um ônibus do transporte coletivo. Há informações de que eram dois homens em uma motocicleta e o caroneiro portava uma arma de calibre longo. Não houve feridos.

Sexta-feira, 1º de fevereiro – 21h20 – JOINVILLE – Na garagem de transporte coletivo dois homens tentaram atear fogo em um ônibus, fugindo em seguida para trás da garagem que dá acesso a BR-101.

Sexta-feira, 1º de fevereiro – 23h00 – JOINVILLE – Na Rua Agostinho dos Santos, Bairro Comasa, três homens (aparentemente menores) incendiaram partes do ônibus, em frente ao CAIC. Solicitante informa que fugiram a pé sentido Rua Baltazar Buschle, Bairro Espinheiros. A ocorrência deu-se no último ponto do itinerário da linha.

Sábado, 2 de fevereiro – 00h10 – CAMBORIÚ – No Bairro Tabuleiro foi furtado o veículo VW/Gol, que posteriormente foi estacionado na Rua Monte Caracol, no Bairro Monte Alegre, ao lado do Colégio Anita Ganancine. Segundo informações dois homens, aparentemente menores de idade atearam fogo no veículo.

Sábado, 2 de fevereiro - 00h06 – JOINVILLE – Na Rua Dom Gregorio Warmeling, Bairro Jardim Paraíso, foi ateado fogo em um ônibus particular, que se encontrava estacionado em via pública. Os autores da ofensiva quebraram vidro lateral e atearam fogo, onde ocorreu a queima parcial. Não houve vítimas.

Sábado, 2 de fevereiro – 00h06 – LAGUNA – Dois masculinos em uma motocicleta efetuaram quatro disparos contra o presídio, atingindo a administração. Havia câmeras de vigilância externa que serão analisadas pela polícia. Não houve vítimas.

Sábado, 2 de fevereiro – 00h15 – JOINVILLE – Na Rua Colombia, Bairro Floresta, populares ouviram barulho de dois disparos de arma de fogo contra a Delegacia de Delitos de trânsito. Ao chegar no local, a guarnição constatou as marcas na parede. Não houve vítimas.

Sábado, 2 de fevereiro - 01h30 - JOINVILLE - Um ônibus foi incendiado na rua Senador Rodrigo Lobo, próximo à rua Uruguaiana, na localidade Portinho. Segundo os bombeiros, dois caminhões, uma ambulância e uma viatura de resgate foram para o local. Não houve vítimas.

Sábado, 2 de fevereiro – 1h54 – JOINVILLE – Tentativa de fogo a caminhão. Os suspeitos utilizaram uma bucha de pano molhada com gasolina e engataram esse dispositivo no baú do caminhão. O dono do caminhão com a ajuda de populares conseguiu apagar o incêndio. Os suspeitos não foram vistos, apenas testemunhas ouviram barulho de motos deslocando do local.

Sábado, 2 de fevereiro – 2h34 – Divisa entre POMERODE e JARAGUÁ DO SUL – Ônibus totalmente destruído pelo fogo. Não há informações sobre os autores.

Sábado, 2 de fevereiro – 2h40 – ITAJAÍ – No Centro, houve disparos de arma de fogo contra a Prefeitura Municipal, informações de que dois homens em uma motocicleta dispararam cinco vezes contra a mesma acertando parede e janela. A arma utilizada foi Cal 380. Não houve feridos.

Sábado, 2 de fevereiro – 6h15 – JOINVILLE – Rua Dilson Funaro, Bairro Ulysses Guimarães, um ônibus da linha José Loreiro foi incendiado por quatro homens, todos armados e um encapuzado. Não houve vítimas.



Relembre os ataques mais recentes:



Os ataques recomeçaram às 22h de quarta-feira, em Balneário Camboriú, também com um ônibus como alvo. Dois homens armados renderam o motorista, na Rua Dom Henrique, e atearam fogo ao veículo. Os bandidos usavam máscaras do filme Pânico. Um suspeito foi baleado, mas fugiu. O outro foi preso.

Uma hora depois, um ônibus da empresa Rodovel foi incendiado no Bairro Bela Vista, em Gaspar. Vinte minutos depois, no Bairro Figueira, outro veículo foi alvo dos criminosos.

Quase no mesmo horário, em Itajaí, um bar e mercearia localizado no Bairro Cordeiros, em Itajaí, também pode ter sido alvo. De acordo com testemunhas, garotos de bicicleta passaram pelo local na noite de quarta-feira, jogaram garrafas pet com gasolina e depois atearam fogo.

Confira o mapa das ações criminosas desde quarta-feira:


Visualizar Atentados em SC - 2013 em um mapa maior

Ainda em Itajaí, uma viatura da Coordenadoria de Trânsito da prefeitura foi incendiado por volta de 1h30min. O veículo estava no pátio da Secretaria Municipal de Segurança, na Rua Blumenau, quando alguém passou de carro e jogou um coquetel molotov.



Segunda noite de ataques

A delegacia de Camboriú foi atacada e o local isolado depois que uma granada caseira, feita com cano de PVC, foi arremessada. O objeto, que não chegou a explodir, foi encontrado em frente ao muro da delegacia. O fato ocorreu por volta das 23h30.

Cerca de uma hora antes, o incêndio criminoso de um ônibus no Bairro João Paulo, às 22h30min de quinta-feira colocou Florianópolis no cenário da retomada dos atentados terroristas em Santa Catarina. Dois rapazes fugiram em uma moto. Suspeitos de terem participado do crime foram detidos ainda durante a madrugada pela PM. Um deles tinha 23 anos e o outro era um menor, de 17 anos.



::: Confira a galeria de fotos dos atentados em Santa Catarina

Passava das 23h30 quando dois ônibus foram atacados em Palhoça. Um deles era da APAE de Balneário Camboriú que aguardava adesivagem e teve os pneus queimados. O outro, um veículo de turismo, foi queimado próximo a garagem da empresa Jotur.

No Norte da Ilha, dois ônibus da empresa Canasvieiras também foram incendiados por volta de 23h40min. Um atentado aconteceu na estrada Dário Manoel Cardoso, na praia dos Ingleses — onde um rapaz sofreu queimaduras de segundo grau — e outro foi na Rodovia João Gualberto Soares, na localidade do Canto do Lamim. O rapaz de 19 anos foi levado para o Hospital Celso Ramos em estado grave.



A madrugada de ataques terminou por volta das 5h quando uma base da Polícia Militar, em Canasvieiras, foi incendiada. De acordo com testemunhas, quatro rapazes teriam praticado o crime.

Órgãos de Segurança Pública passaram a sexta-feira em reuniões para tentar controlar a nova onda de atentados. As empresas de ônibus reduziram algumas linhas.

Transferências de líderes da facção pode estar por trás da série de ataques. O Comando Geral da Polícia Militar nega qualquer relação com ocorrido em novembro de 2012 ou com o PGC.

Clima de tensão na Capital

Pela Avenida Beira-Mar Norte, a principal da Capital, veículos com sirene aberta passavam de um lado a outro, a toda velocidade, com giroflex acionados. O voo do helicóptero por sobre os prédios também compunha o cenário que confirmava o reinício da onda de ataques do crime organizado.



Uma das barreiras foi montada
na Avenida Mauro Ramos
Foto: Cristiano Estrela/Agência RBS

Em pelo menos quatro pontos da cidade havia fiscalização militar na Capital na madrugada de sexta-feira. Embora não admitam que é uma estrategia para responder mais rapidamente a atentados em Florianópolis, os PMs realizaram, quatro barreiras na cidade, na ponte Pedro Ivo Campos, na Prainha, no bairro Agronômica e na Avenida Mauro Ramos. 

Prisões

Até as 21h desta sexta-feira, pelo menos 11 pessoas foram detidas, suspeitas de envolvimento nos ataques. Destes, sete são menores de idade. No celular de um dos presos foi encontrada uma mensagem que autorizava os atentados.

Transporte público

Em uma reunião na tarde desta sexta, Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis) e Polícia Militar decidiram que, por medida de segurança, os ônibus devem circular normalmente só até às 19h30 desta sexta-feira. Depois deste horário, apenas algumas linhas devem cumprir seus itinerários com escolta policial. No sábado e no domingo, o esquema continua e os ônibus devem circular até às 21h.

A NOTÍCIA

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.