| 20/03/2011 09h40min
A coalizão composta por EUA, Reino Unido, França, Canadá e Itália retomou neste domingo os ataques ao território líbio. Ao menos 19 aviões americanos, entre eles três bombardeiros furtivos B2 ("Stealth bomber"), atacaram alvos na Líbia neste domingo durante o amanhecer, declarou à AFP Kenneth Fidler, um porta-voz do Comando África dos Estados Unidos (Africom) em Stuttgart, Alemanha.
O bombardeio foi executado por "três B2 da Força Aérea americana, assim como por aviões F15 e F16 da Força Aérea, e por um AV8-B Harrier do corpo de marines", declarou Fidler.
Confira a cronologia dos ataques deste domingo, com horários aproximados:
21h: As forças britânicas confirmaram sua participação neste domingo em "um raid contra os sistemas líbios de defesa antiaérea", lançando do Mediterrâneo mísseis (de cruzeiro) Tomahawk de um submarino da classe Trafalgar.
20h: Um porta-voz do regime de Muamar Kadafi confirmou que um míssil atingiu e destruiu completamente um prédio do complexo residencial do ditador líbio.
19h: O Pentágono informou que os primeiros ataques realizados pela coalizão internacional tiveram "grande efetividade"contra as defesas locais. Segundo o órgão, as medidas permitem a instalação de uma zona de exclusão aérea sobre o país, como determina a resolução das Nações Unidas.
18h: O Pentágono anunciou que duvida do anúncio do governo líbio, o qual declara a imposição de novo cessar-fogo nas regiões em confronto com rebeldes e as forças da coalizão internacional.
17h10min: O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em pronunciamento no Egito, reagiu ao anúncio de cessar-fogo na Líbia manifestando sua esperança de que a decisão seja efetiva.
16h15min: O regime do coronel Muamar Kadafi anunciou neste domingo um novo cessar-fogo em resposta ao apelo da União Africana "pelo fim imediato das hostilidades", declarou um porta-voz do Exército.
16h: Baterias antiaéreas abriram fogo neste domingo na zona da residência do líder líbio, Muammar Kadafi, observou a imprensa em Trípoli.
15h50min: A Itália não exclui a hipótese de sequestro no caso da tripulação de um rebocador detida desde sábado por homens armados no porto de Trípoli, declarou neste domingo o chanceler italiano, Franco Frattini.
14:40min: Mais de 15 aviões franceses efetuaram no domingo operações de defesa e controle aéreo, apoio terrestre, abastecimento, e detenção, segundo o porta-voz do Estado Maior das Forças Armadas da França.
13:20min: Quatro aviões do Catar participam da intervenção militar na Líbia, anunciou o Ministério da Defesa francês neste domingo.
10h30min: Tropas de Muamar Kadafi invadiram Misrata, a 210 km de Trípoli. Está é a última cidade sob controle rebelde no oeste do país. Tropas e tanques foram empregados na invasão.
09h10min: O porta-aviões francês Charles de Gaulle, que deve participar das operações aéreas na Líbia, zarpou da base naval de Toulon. O equipamento deve levar de 36 a 48 horas para chegar à Líbia.
9h: Ao menos 19 aviões americanos, entre eles três bombardeiros furtivos B2, atacaram alvos na Líbia neste domingo durante o amanhecer.
7h: Em pronunciamento, Kadafi anunciou que não irá se entregar e previu uma "longa guerra" contra a coalizão.
Veja a cronologia dos ataques de sábado, 19 de março
Tanques das forças pró-Kadafi destruídos por ataque de caças franceses em Al-Wayfiyah, cidade 35 km a oeste de Benghazi, na Líbia
Foto:
AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.