clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/03/2011 08h49min

Confrontos em Benghazi deixam mais de 90 mortos

Na madrugada deste domingo, novos combates foram registrados em território líbio

Mais de 90 pessoas morreram nos combates ocorridos na sexta-feira e no sábado durante a ofensiva das tropas pró-Kadafi contra insurgentes em Benghazi, reduto dos rebeldes no leste da Líbia, segundo fontes médicas e jornalistas da AFP.

No sábado, "recebemos 50 cadáveres e hoje tivemos 35 certificados de óbito", disse à AFP o médico Khalek Mugasabi, do hospital Jala, no centro de Benghazi. Os corpos são de rebeldes e de civis, completou Mugasabi.

Por outro lado, um jornalista da AFP observou a presença dos cadáveres de nove combatentes pró-Kadafi em uma sala do hospital Jala.

Dezenas de veículos militares do líder líbio, entre eles tanques, foram destruídos por bombardeios aéreos no oeste da cidade. Em Trípoli, a defesa antiaérea também abriu fogo contra aviões.

Confira a cronologia dos ataques, com horários aproximados:

11h: em
reunião a portas fechadas  com Dilma Rousseff, o presidente americano recebeu informações sobre a situação na Líbia. Ele interrompeu a conversa e autorizou as ações no país. Logo depois, teria explicado para a presidente do Brasil que a intervenção se tratava do diálogo sobre o impasse no país africano.

13h45min, primeiro ataque da França: o primeiro ataque ocorreu às 16h45min (13h45min no Brasil). Segundo o Estado-Maior do Exército da França, o disparo foi contra um veículo das forças de Kadafi.

Após esta primeira ação, os aviões franceses —Rafale e Mirage 2000 — realizaram outros três bombardeios, destruindo vários tanques do exército líbio na região de Benghazi, reduto dos rebeldes no leste do país.

17h10min: em entrevista coletiva em Brasília, Obama anunciou que autorizou "operação militar limitada" na Líbia.

17h30min: O Pentágono divulgou um comunicado com o lançamento de 110 mísseis Tomahawk pelos EUA e pelas forças britânicas contra alvos estratégicos na Líbia.

18h: A TV estatal líbia anunciou neste sábado que um avião francês foi abatido sobre Njela, distrito de Trípoli, por baterias antiaéreas das forças leais ao coronel Muamar Kadafi.

18h50min: na TV estatal Líbia, Kadafi ameaçou atacar alvos "civis e militares" no Mediterrâneo. Anunciou o uso amplo de armamento militar no mar e na África, espaço que, segundo ele, "se tornou um verdadeiro campo de batalha".

22h: Defesa antiaérea abre fogo em Trípoli.

22h30: Caças-bombardeiros "Tornado" atacaram o território líbio, na primeira ação de aviões da força aérea britânica na intervenção militar internacional contra o regime de Muamar Kadafi. A informação partiu do oficial John Lorimer, em Londres.

7h: Em pronunciamento, Kadafi anunciou que não irá se entregar e previu uma "longa guerra" contra a coalizão.

Confira o especial "Guerra na Líbia":

 

Veja mapa da região dos ataques:
Visualizar Caça da França faz primeiro disparo contra veículo pró-Kadafi na Líbia, diz porta-voz em um mapa maior

AFP
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.