| 20/03/2011 07h21min
O líder líbio, Muamar Kadafi, previu neste domingo uma "longa guerra", e assegurou que "todo o povo está armado" e "vencerá", em uma mensagem sonora divulgada na televisão oficial na manhã deste domingo.
— Nós somos os vitoriosos, vocês, os vencidos. Jamais abandonaremos o campo de batalha, pois defendemos nossa terra e nossa dignidade — assegurou Kadafi.
Os líderes de França, Estados Unidos e Grã-Bretanha "cairão como Hitler (...), como Mussolini", advertiu.
— Todos os tiranos caem sob a pressão das massas populares — disse.
Kadafi afirmou que seu país não permitirá jamais os países ocidentais tomem posse e explorem seu petróleo, na mesma mensagem sonora. O líder líbio ameaçou, por outro lado, "liquidar qualquer traidor ou colaborador da coalizão" militar internacional, que passou à ofensiva no sábado, com bombardeios aéreos e o lançamento de mísseis sobre alvos na Líbia.
Confira a cronologia dos ataques, com horários aproximados:
11h: em reunião a portas fechadas com Dilma Rousseff, o presidente americano recebeu informações sobre a situação na Líbia. Ele interrompeu a conversa e autorizou as ações no país. Logo depois, teria explicado para a presidente do Brasil que a intervenção se tratava do diálogo sobre o impasse no país africano.
13h45min, primeiro ataque da França: o primeiro ataque ocorreu às 16h45min (13h45min no Brasil). Segundo o Estado-Maior do Exército da França, o disparo foi contra um veículo das forças de Kadafi.
Após esta primeira ação, os aviões franceses —Rafale e Mirage 2000 — realizaram outros três bombardeios, destruindo vários tanques do exército líbio na região de Benghazi, reduto dos rebeldes no leste do país.
17h10min: em entrevista coletiva em Brasília, Obama anunciou que autorizou "operação militar limitada" na Líbia.
17h30min: O Pentágono divulgou um comunicado com o lançamento de 110 mísseis Tomahawk pelos EUA e pelas forças britânicas contra alvos estratégicos na Líbia.
18h: A TV estatal líbia anunciou neste sábado que um avião francês foi abatido sobre Njela, distrito de Trípoli, por baterias antiaéreas das forças leais ao coronel Muamar Kadafi.
18h50min: na TV estatal Líbia, Kadafi ameaçou atacar alvos "civis e militares" no Mediterrâneo. Anunciou o uso amplo de armamento militar no mar e na África, espaço que, segundo ele, "se tornou um verdadeiro campo de batalha".
22h: Defesa antiaérea abre fogo em Trípoli.
22h30: Caças-bombardeiros "Tornado" atacaram o território líbio, na primeira ação de aviões da força aérea britânica na intervenção militar internacional contra o regime de Muamar Kadafi. A informação partiu do oficial John Lorimer, em Londres.
Confira o especial "Guerra na Líbia":
Mísseis Tomahawk foram lançados na noite deste sábado do destróier americano USS Barry em direção à Tripoli
Foto:
AFP
US NAVY VISUAL NEWS SERVICE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.