| 26/02/2011 15h50min
Os países integrantes do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas pediu, no final desta semana, a suspensão da Líbia do órgão que vela pelas garantias fundamentais. A cúpula da Organização está reunida na tarde deste sábado para decidir sobre sanções ao país norte-africano. Entre elas pode estar a suspensão da venda de armas.
A recomendação para que a Líbia seja excluída do Conselho de Direitos Humanos é parte da resolução adotada por consenso no órgão "em vista das violações graves e sistemáticas aos direitos humanos por parte das autoridades líbias". Para que um integrante do Conselho seja suspenso, é preciso que um terço da Assembleia Geral da ONU esteja de acordo com a medida, que nunca foi aplicada.
O documento acordado entre os países integrantes do órgão também propõe o envio de uma missão investigadora para determinar se foram cometidos crimes contra a humanidade. O texto, resultado de uma sessão de emergência do Conselho, condenou energicamente os ataques indiscriminados contra os civis, as execuções extrajudiciais e a detenção e tortura aos opositores do regime.
AFP
Durante a madrugada, cidadãos americanos desembarcaram em Malta, vindos da Líbia
Foto:
Ben Borg Cardona
/
AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.