| 24/09/2009 11h33min
A greve dos bancários ganhou a adesão das agências gaúchas na noite de ontem. Já na manhã desta quinta-feira, funcionários colavam faixas nos vidros das instituições com avisos de greve aos clientes. Dezenas de pessoas foram surpreendidas pela paralisação. Muitos ficarão com suas contas atrasadas.
A decisão de entrar em greve foi aprovada pela categoria e atinge funcionários de bancos privados, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil
O representante comercial Armindo Letti, 66, foi até a agência da Caixa Econômica Federal, da Rua José de Alencar, no bairro Menino Deus, e encontrou os caixas fechados.
— Hoje eu ainda não li o jornal, por isso não estava sabendo desta greve. Tinha uns 20 clientes no banco quando cheguei. Todo mundo ficou surpreso.
A estagiária Denise Melo, 32 anos, também foi surpreendida. Ao
chegar à agência da Caixa Econômica Federal na Praça da
Alfândega, ela foi informada sobre a greve. Sua intenção era renovar o penhor de uma joia.
— Os funcionários da agência que estavam do lado de fora me informaram sobre a paralisação. Fiquei com medo de perder a joia. Eles me disseram que eu não perderia, mas teria de pagar os juros. Não quero sair no prejuízo — reclama.
De acordo com o diretor de Formação do Sindibancários, Ronaldo Zeni, apenas as agências da Caixa estão totalmente fechadas e os clientes deverão esperar até o final da greve para atendimentos que dependam dos atendentes do banco. Com relação ao Banco do Brasil, apenas as nove agências da Rua Uruguai estão completamente fechadas. As outras estão funcionando com o efetivo reduzido.
A maior parte das agências privadas aderiu à greve. Um balanço oficial sobre a adesão deve ser divulgado por volta do meio-dia.
A proposta rejeitada pela categoria prevê reajuste salarial de 4,5%. O Rio Grande do Sul tem cerca de 27 mil
bancários. Em outros Estados, a categoria também
está em greve. Os funcionários do Banrisul, vão negociar com o banco no dia 29, quando deverá ocorrer paralisação de apenas um dia.
O fim da greve está atrelado a uma nova negociação, que ainda não tem data para ocorrer, de acordo com Zeni.
Pela manhã, funcionários colavam cartazes nas agências avisando sobre a greve
Foto:
Ronaldo Bernardi
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.