clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/09/2009 11h16min

Pelas ruas: faixa de segurança de escola ao lado da EPTC está apagada há mais de um ano

Situação foi flagrada um dia depois de a prefeitura lançar campanha de conscientização

Atualizada em 10/09/2009 às 14h29min

A prefeitura da Capital lançou ontem uma campanha de conscientização para que os motoristas comecem a parar nas faixas de segurança sempre que um pedestre estiver esperando para atravessar a faixa. Mas, a falta de pintura em alguns destes pontos e a imprudência dos motoristas podem atrapalhar o trabalho.

É o que constata a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim da Praça Cantinho Amigo, Margarete Inês Ruppenthal. Ela afirma que há mais de um ano, está apagada a faixa de segurança em frente à instituição, localizada na Praça Garibaldi, em uma continuação da Rua Olavo Bilac.

Tem faixa de segurança apagada perto da sua casa ou do seu trabalho?
Ligue para o Pelas Ruas no 99819891 ou mande sua foto para nós


— Coincidentemente a escola fica ao lado da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e eles não enxergam que a faixa está apagada.

A diretora insiste que não encaminhou nenhum pedido de reparação da pista para a EPTC:

— É uma vergonha. Acho que é função do dever público verificar e fazer este tipo de coisa. Não temos que estar sempre atrás.

Mas a jornada para chegar até a escola não para por aí para a família dos 98 alunos. Margarete conta que boa parte dos estudantes moram na Vila Lupcínio Rodrigues ou na Rua Getúlio Vargas e que encontram dificuldades para atravessar na faixa de segurança existente pouco depois do Ginásio Tesourinha, na Érico Veríssimo. Ela pede uma sinaleira no local:

— Em frente ao Tesourinha tem um semáforo, mas o local em que as crianças atravessam a rua fica há uma quadro dali. Acho longe para caminhar até lá. É um perigo. Os carros vêm em alta velocidade e nunca param na faixa para a travessia dos pedestres.

Contraponto

A EPTC informou, por meio da assessoria de imprensa, que está permanentemente pintando as faixas de segurança que são apagadas em função do tempo ou de atividades de recapeamento, entre outras situações. A empresa pública informou ainda que está programada a repintura de 6 mil faixas e que escolas e hospitais têm total prioridade no cronograma de reparos.

O pedido de análise do local será encaminhado para o departamento responsável e se contatada a necessidade de repintura no local, o trabalho deve ocorrer nos próximos dias.

Sobre o pedido de sinaleira, a assessoria de imprensa destacou que a situação será analisada, mas adiantou que a Érico Veríssimo é cheia de semáforos e que, em alguns casos, é preciso caminhar mesmo até a sinaleira mais próxima.


Envie a sua sugestão de matéria para o e-mail pelasruas@zerohora.com.br

Veja outras matérias do Pelas Ruas:

ZEROHORA.COM
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.