clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/04/2005 14h38min

Berlusconi renunciará para formar novo governo

Objetivo é fortalecer coalizão

O ministro das relações exteriores da Itália, anunciou nesta segunda, dia 18, que o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi renunciará para fortalecer sua coalizão. O governo de Berlusconi sofreu fortes abalos depois de derrotas nas eleições regionais, na qual perdeu 11 das 13 administrações da coalizão.

A medida pões fim a um dos governos mais duradouros da Itália pós-guerra.A administração de Berlusconi está há quatro anos no poder, algo pouco comum em um país com uma política historicamente instável.

Silvio Berlusconi enfrentava pressão desde a derrota nas eleições regionais. Na semana passada, um pequeno partido de tendência moderada, encabeçada pelo vice-premier Marco Follini, retirou seus ministros do gabinete de Berlusconi e exigiu que o primeiro-ministro formasse um governo renovado, com uma nova plataforma.

Renunciar e formar um novo governo imediatamente é uma tática já realizada por administrações anteriores para fortalecer coalizões

Uma vez entregue a renúncia, o presidente italiano decide se cabe ao mandatário ou a outro candidato, que forme um governo novo ou se dissolve o Parlamento e convoca eleições antecipadas. Porém, se as forçar majoritárias chegam a um acordo político, se espera que o presidente acate a decisão.

As informações são da agência AP.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.