clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/04/2005 18h48min

Premiê italiano diz acreditar na superação de conflitos

UDC, aliado do governo, retirou seus quatro ministros do gabinete

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi disse nesta sexta, dia 15, que está confiante na superação dos conflitos dentro da sua coalisão e na sua permanência no poder. A situação do seu governo se agravou durante a tarde, quando um dos seus aliados, a União dos Democratas Cristãos (UDC), retirou seus quatro ministros do gabinete.

A UDC disse que só vai voltar ao governo se Berlusconi reformular o ministério e suas prioridades políticas, depois da surra eleitoral sofrida nas recentes eleições regionais. Após uma reunião de emergência à tarde, Berlusconi disse a jornalistas que não há problemas intransponíveis, mas alertou que a convocação de eleições antecipadas será inevitável se a UDC não retornar à coalizão.

Berlusconi e sua coalizão de centro-direita estão no poder desde 2001 – é o governo italiano mais longo desde a Segunda Guerra Mundial. Mas sua popularidade vem caindo de forma constante devido à estagnação econômica. Nas eleições deste mês, os partidos do governo foram derrotados em 11 das 13 regiões que elegeram governadores.

A oposição de centro-esquerda disse que a Itália, que sofre uma prolongada retração industrial, não pode suportar uma crise política duradoura e por isso exigiu a renúncia de Berlusconi. Por causa de detalhes constitucionais, Berlusconi provavelmente teria de renunciar, mesmo que temporariamente, para reformular o gabinete. Ele então iria ao Parlamento para buscar o apoio para recompor o governo.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.