clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Exército dos EUA investiga possível crime de guerra em Falluja

NBC mostrou imagens de um fuzileiro naval matando a tiros um civil iraquiano

O Exército dos Estados Unidos abriu uma investigação para apurar um possível crime de guerra cometido por um de seus soldados, depois que a rede de TV americana NBC mostrou imagens de um fuzileiro naval matando a tiros um civil iraquiano desarmado e ferido dentro de uma mesquita em Falluja. O fuzileiro que fez o disparo não foi identificado, mas teria sido afastado de operações militares até o fim das investigações, segundo fontes americanas.

Outro soldado americano está sendo investigado, acusado de assassinato premeditado e conspiração para cometer assassinatos contra iraquianos, segundo um comunicado do Comando Central dos EUA no Iraque.

O episódio em Falluja foi filmado por uma equipe da NBC em uma mesquita da cidade iraquiana, onde tropas americanas procuravam por insurgentes no fim de semana passado.

Segundo disseram fontes oficiais nesta segunda, dia 15, o iraquiano morto era um dos cinco feridos que ficaram na mesquita, depois que os fuzileiros americanos invadiram o tempo após travar combates na sexta, dia 12,  e no sábado, dia 13. O Exército americano acusa os insurgentes no Iraque de utilizar mesquitas para lançar ataques contra forças dos EUA.

O major Douglas Powell, porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais do Pentágono, disse que a investigação, que está sendo realizada pelo Serviço Naval de Investigações Criminais, tem como foco possíveis violações das leis de guerra por parte de marines dos EUA.

O fuzileiro autor do disparo é membro de um esquadrão do Terceiro Batalhão do Primeiro Regimento de Marines, que tem participado de intensos confrontos no sul de Falluja, informou a rede CNN. As regras de combate americanas proíbem que soldados americanos matem qualquer prisioneiro que não represente ameaças.

O jornalista disse que um dos fuzileiros viu que um dos feridos continuava respirando. Nas imagens se pode ouvir quando o soldado americano diz:

– Este maldito está se fingindo de morto. O maldito está se fingindo de morto.

Em seguida, segundo o jornalista, o marine então aponta o fuzil e dispara contra a cabeça do homem, acrescentando que as imagens do fuzilamento são muito fortes para serem transmitidas.

As informaçõe são da agência Reuters.

Imagens da ofensiva em Falluja

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.