clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/11/2004 21h40min

EUA caçam rebeldes em Falluja e barram ajuda humanitária

Cerca de mil foram mortos na ofensiva que dura seis dias

A caça a rebeldes na cidade de Falluja completou, neste domingo, dia 14, seis dias. Na ofensiva, forças norte-americanas e iraquianas não permitiram que ajuda humanitária se aproximasse da região, mesmo após a queda da intensidade dos combates.

Conforme um oficial do Iraque, cerca de mil guerrilheiros foram mortos na ofensiva. O Exército dos Estados Unidos confirmou a morte de 38 soldados e ferimentos em outros 275. A guarda iraquiana registrou cinco baixas.

Fuzileiros navais norte-americanos entraram num último reduto rebelde no sul da cidade, local apontado como um bastião para combatentes estrangeiros leais ao aliado da Al-Qaeda, Abu Musab al-Zarqawi.

– Não há necessidade de levar ajuda para lá porque nós temos mantimentos do nosso estoque para as pessoas – explicou o coronel Mike Shupp.

Ainda não se sabe quantos dos 300 mil moradores de Falluja permanecem na cidade, mas cerca da metade deles teria fugido dos confrontos. A ofensiva em Falluja estimulou a violência em outras áreas de maioria sunita, especialmente na cidade de Mosul, ao norte.

As informações são da agência Reuters.

Imagens da ofensiva em Falluja

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.